“Alto Minho Greenways”: Última etapa a 27 julho pelo Trilho dos Miliários, em Paredes de Coura

2013-07-25

Este trilho, de cariz histórico-cultural e que encerra a 2ª edição da iniciativa "Alto Minho Greenways” - Rede de Percursos Verdes do Alto Minho, tem início na igreja de Cossourado, seguindo até ao Forte da Cividade, o ponto mais alto do percurso. Este ponto, quer pelo seu valor paisagístico, quer pelo indiscutível valor patrimonial arqueológico, é digno de uma visita atenta. Aqui encontram-se ainda vestígios de um povoado que testemunha a presença da cultura castreja do Noroeste Peninsular. Trata-se de um povoado fortificado da Idade do Ferro, conhecido por Cividade de Cossourado, que, segundo os investigadores, parece ter sido abandonado antes da romanização.

Voltando para trás, pelo mesmo caminho, segue-se para o lugar de Antas, na freguesia de Rubiães. Aqui, numa pequena ermida, os caminhantes podem apreciar vestígios da passagem romana – os marcos miliários que indicavam as milhas romanas da via militar 19, do itinerário de Antonino. O trilho segue até ao rio Coura por uma paisagem marcadamente rural, de singular beleza, em que os campos agrícolas vão dando lugar a pequenos bosques ribeirinhos. Passando a ponte dos Caniços, segue-se pela estrada municipal para, a escassos metros, se entrar no caminho que leva até um conservado elemento arquitetónico de origem romana – a Ponte Romano-Medieval de Rubiães. A caminhada segue, agora, em pleno, o emblemático Caminho Português de Santiago. Passado pouco tempo, cruza-se a EN 201 para, mais à frente, se seguir o caminho que leva ao escadório da Igreja de Cossourado, precisamente no mesmo lugar onde teve início este passeio pelas remotas origens de Terras de Coyra.

No âmbito deste percurso, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove também no próximo sábado, dia 27 de julho, no CEIA - Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico, em Paredes de Coura, dois ateliers de desenho, dinamizados por Tiago Cruz, que pertence ao movimento Urban Sketchers Portugal.

Este percurso verde enquadra-se na iniciativa "Alto Minho Greenways”, ação promocional que visa valorizar a rede de percursos verdes do Alto Minho. Procura-se, através da agregação de políticas, vontades e interesses públicos e privados, que as ecopistas, ecovias e percursos pedestres integrem e catalisem novos produtos turísticos no Alto Minho, que sirvam a região e as comunidades locais, numa lógica de desenvolvimento sustentável, dos seus recursos, sistemas e funções ambientais, em articulação com os restantes produtos turísticos âncora do território (nomeadamente, mar e rio, saúde e bem estar, enogastronomia, solares e aldeias, centros históricos e património, golfe, arte, cultura e criatividade, etc.).

As principais ações da iniciativa "Alto Minho Greenways" inserem-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).