Estação Náutica do Alto Minho

Estação Nautica Alto Minho

A região do Alto Minho foi reconhecida, em 2018, como uma das Estações Náuticas (EN) de Portugal. Este selo de qualidade foi atribuído na sequência de um processo de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) à Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.

Reconhecendo a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências existentes em França e em Espanha, a Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar lançou o desafio aos territórios e entidades e organizações nacionais que detêm competências na área da náutica, para a certificação dos mesmos enquanto Estações Náuticas.

Entende-se por EN uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a EN apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.

A certificação do Alto Minho como Estação Náutica permite dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no território na área do turismo náutico e reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e regional que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade, que promova o Alto Minho como um destino de excelência para a prática de atividades náuticas.

TERRITÓRIO
A EN do Alto Minho integra os 10 municípios do território: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

OFERTA TURÍSTICA DE MAR & RIO
O território do Alto Minho apresenta diferentes realidades no que respeita à oferta de produtos turísticos muito associada à tipicidade e autenticidade da região e às suas características físicas, dos quais as atividades realizadas em meio aquático são um deles.

Mar
- O valor paisagístico da orla costeira, com praias muitas vezes integradas em cenários de cariz rural e agrícola;
- Morfologia das praias, com um conjunto de praias rochosas que convidam a um uso distinto do simples banho de sol;
- Património edificado, com a presença de faróis e fortes que pontuavam a linha de fronteira;
- Surf e bodyboard;
- Windsurf e kitesurf, facilitados pela nortada, vento que surge no verão e que potencia a prática destas de atividades;
- Passeios de barco e Pesca desportiva de mar.

Rios
- Passeios de barco com particular com maior concentração nos rios Minho e Lima;
- Canoagem e remo;
- Nos rios de águas bravas, rafting, canyoning e hydrospeed;
- Pesca desportiva de truta, salmão e lampreia, entre outras espécies, que estão presentes na gastronomia minhota;
- Birdwatching associado aos estuários, percursos de rio ou lagoas;
- Atividades culturais várias e festivais musicais.

Montanha
- Percursos pedestres, caminhadas e montanhismo;
- Passeios de BTT;
- Birdwatching;
- Passeios a cavalo.

ENTIDADES ADERENTES
O projeto "Estação Náutica do Alto Minho” é contínuo sendo possível a adesão de novos parceiros a qualquer momento. Caso seja do interesse das entidades concelhias que ainda não integram o projeto a participação no mesmo, devem contatar a CIM Alto Minho, entidade coordenadora deste projeto.

Entidades públicas

VRL - Viana Remadores do Lima
Associação Náutica do Minho
Clube Náutico de Ponte de Lima

Empresas de animação turística/ operadores marítimo-turísticos
Olá Vida - Serviços e Produtos de Natureza
MinhAventura Actividades de Animação Turistíca, Lda.
Jornada do Vento (Vianalocals / Viana Beach Center)
Tobogã  - Desporto, Aventura e Lazer, Lda
Xlife Surf School
Melgaço Radical

Hotelaria
Hotel Feel Viana

Veja AQUI mais informações.

Inscreva-se (pré-adesão) AQUI.