Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL

EUSOUDIGITAL

O Programa EUSOUDIGITAL tem como objetivo promover a literacia digital de 1 milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede nacional de milhares de voluntários apoiados em mais de 1.500 espaços em todo o País.
Este Programa irá apoiar adultos que nunca utilizaram a internet, através de ações de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade, como juntas de freguesia, escolas, lares, entre outros.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, com o apoio da Estrutura de Missão Portugal Digital e cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e pela União Europeia, que conta com a colaboração da CIM Alto Minho e dos seus municípios associados.

O Programa EUSOUDIGITAL assenta em três pilares:
- Os mentores, ou seja, os voluntários que estão dispostos a ajudar;
- Os centros de formação, isto é, os locais onde vai ser possível aprender;
- Os alunos que vão aprender a usar a internet.

Consulte aqui a localização dos Centros EUSOUDIGITAL no Alto Minho

Como ser VOLUNTÁRIO/MENTOR?
Para muitos a experiência não é nova. Quase todos já tivemos de ensinar algum familiar a lidar com questões relacionadas com a internet. Agendar a vacinação contra a Covid-19, entregar a declaração de IRS ou, até, fazer compras online.
Isto significa que ser um voluntário no EUSOUDIGITAL é apenas o prolongamento destes pequenos gestos. E, para quem precisa de aprender, esse apoio pode significar uma vida mais simples, mais preenchida e menos isolada.
Para que um voluntário possa tornar-se um mentor basta fazer uma formação que o prepare para ensinar pessoas que nunca usaram a internet. Ou seja, por onde começar, como explicar e como facilitar o processo de aprendizagem dos alunos.
Esta formação, baseada em vídeos e webinars específicos e de fácil apreensão, é feita na plataforma do programa, em casa e conforme a disponibilidade de cada um. Quando estiver concluída, o voluntário recebe um Certificado de Mentor EUSOUDIGITAL. Isto significa que pode começar a ensinar e a mudar vidas, nomeadamente daqueles que lhe são próximos.
Para ser voluntário é preciso fazer a inscrição através do site do projeto em https://www.eusoudigital.pt/.
Aceite o desafio e venha partilhar aquilo que já sabe!

O que fazer para ser ALUNO?
Os alunos EUSOUDIGITAL são adultos, a partir dos 45 anos, que querem aprender a dar os primeiros passos na internet. Assim, basta ligar para o 800 210 397, ir à página https://www.eusoudigital.pt/ ou deslocar-se a um Centro EUSOUDIGITAL do Alto Minho. Com o apoio de mentores, os alunos irão aprender a navegar e a fazer pesquisas na internet, a aceder ao email, a uma rede social e conhecer as normas de privacidade e segurança.
A sessão é gratuita e tem a duração de duas horas, sempre com a presença e acompanhamento do mentor. O aluno vai aprender por etapas e com recurso a exemplos práticos. No final, é emitido um certificado.
Venha dar os primeiros passos na internet, ao seu ritmo, de forma simples, gratuita e perto de si!