XVI Jogos Náuticos do Atlântico realizam-se em Santander

2010-07-27

O Alto Minho vai estar representado nos XVI Jogos Náuticos do Atlântico, que vão ter lugar na famosa Baía de Santander, na região espanhola da Cantábria, a partir do próximo sábado, dia 31 de Julho, até 5 de Agosto, com uma equipa de 33 atletas nas modalidades da Canoagem, Remo, Vela e Surf.

Após o êxito da última edição dos Jogos Náuticos, realizada em Viana do Castelo e na qual o Norte de Portugal sagrou-se vice-campeão, a comitiva alto-minhota tem por objectivo lutar pelas medalhas de ouro e, em simultâneo, reforçar a importância do Norte de Portugal na rede europeia da náutica. As modalidades em competição serão, como em 2009, a Vela, o Remo, a Canoagem, o Surf e as Actividades Subaquáticas.

Os Jogos Náuticos do Atlântico 2010 são organizados pelo Governo Regional e pelas federações desportivas da Cantábria, contando com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), através do projecto europeu NEA 2 – Nautisme Espace Atlantique, e da Intercéltica - Associação Cultural, Desportiva e Turística.

O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), com um objectivo comum: fazer do Espaço Atlântico um centro de excelência para a sustentabilidade da náutica.

Comporta como eixos principais a performance económica e inovação, a protecção e valorização do ambiente e a contribuição para a qualidade de vida e coesão social. Em cada um destes eixos, o NEA 2 prevê a realização de acções piloto transnacionais comuns, que associam diversos parceiros, e de acções locais, que são implementadas por cada participante no seu território.

Reconhecidos pelas federações internacionais de desportos náuticos (Vela, Remo, Subaquáticas, Canoagem e Surf), os Jogos Náuticos do Atlântico são considerados um evento modelo, uma vez que assentam numa base de sustentabilidade não só desportiva e cultural, mas também económica, ambiental e social, sendo um momento privilegiado das relações que unem as instâncias náuticas das diferentes regiões do Espaço Atlântico.

Este mega encontro de desportos náuticos, que ocupa já um lugar importante no calendário dos eventos da temporada estival na Europa do Oeste, promete nesta 16ª edição competição ao mais alto nível, contando, para o efeito, com a participação de cerca de 400 atletas, oriundos das regiões do Arco Atlântico (França, Reino Unido, Irlanda, Portugal e Espanha).

Para além da vertente desportiva os Jogos compreenderão diferentes eventos de animação. O grupo musical português "Diabo a Sete” integra o vasto programa cultural, reforçando a presença lusa neste evento.