Viana do Castelo recebeu 4º Encontro da Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira

2011-10-27

"A cooperação transfronteiriça e o apoio ao desenvolvimento das comunidades e da economia costeira” foi o mote do 4º Encontro Nacional de Grupos de Acção Costeira, realizado no passado dia 26 de Outubro, em Viana do Castelo, pelo Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte (GAC Alto Minho). Analisar e avaliar eventuais projectos de cooperação entre os GAC e entre as comunidades costeiras foi o grande objectivo deste encontro, que serviu igualmente para abordar as perspectivas futuras da política de pescas e dos instrumentos financeiros de apoio ao desenvolvimento das comunidades piscatórias e conhecer as experiências de desenvolvimento costeiro na região da Galiza.

A iniciativa contou com a presença do Gestor do Programa Operacional da Pesca 2010-2013 (PROMAR), José Apolinário, de Nelly Bandarra, da Rede Europeia das Áreas de Pesca (FARNET), além dos representantes dos sete GAC do continente português (Litoral Norte, Região de Aveiro, Mondego Mar, Oeste, Além Tejo, Barlavento do Algarve e Sotavento do Algarve), dos GAC da Galiza e da Direcção Geral de Desenvolvimento Pesqueiro da Secretaria do Mar da Junta da Galiza.

O presidente do GAC Alto Minho, José Maria Costa, que também é presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, defendeu uma estratégia integrada para o litoral, juntando os múltiplos investimentos que estão a ser levados a cabo não só pelo GAC Alto Minho, mas também através do Polis Litoral Norte e do grande projecto do Centro de Mar, a nascer em Viana do Castelo.

José Maria Costa lembrou que os objectivos deste encontro passam pelo aprofundamento do conhecimento do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito dos grupos de acção costeira portugueses e galegos, pelo intercâmbio de experiências e metodologias, assim como pela identificação de projectos e iniciativas de cooperação social e transfronteiriça e pela abordagem de perspectivas futuras para o sector da pesca.

Recorde-se que o GAC Alto Minho foi criado ao abrigo do PROMAR – Programa Operacional da Pesca 2007-2013, Eixo Prioritário IV - "Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca” para, através de parcerias público-privadas locais, apoiar e desenvolver projectos que beneficiem as comunidades locais, tendo em vista sobretudo a valorização das comunidades piscatórias e o desenvolvimento sustentável da actividade e das zonas de pesca do Litoral Norte.

Até ao momento o GAC Alto Minho conta com dez projectos aprovados, no valor global de 310 mil euros, sendo que dois foram distinguidos como exemplos de boas práticas, o Km Zero e o CertPiscis, que vão ser apresentados nos próximos dias 3 e 4 de Novembro, na conferência "Um futuro sustentável para as zonas de pesca", em Bruxelas.