Ir para o conteúdo

Viana do Castelo e Monção recebem concertos de Canto ao Desafio no fim de semana

2021-10-14
Viana do Castelo e Monção serão os próximos palcos, já neste fim de semana, a mostrar os novos talentos do Canto ao Desafio. No sábado, dia 16 de outubro, os consagrados repentistas Augusto Canário, Cândido Miranda, Cristiana Sá e Beatriz Rebolo vão desafiar, em plena desgarrada, no Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo), jovens entre os 10 e os 12 anos que, depois de terem tido ações de capacitação sobre esta arte, têm agora a possibilidade de mostrarem aquilo que valem. Dinâmica semelhante e igualmente com o improviso como palavra de ordem, acontece no domingo, dia 17 de outubro, desta feita no Cine-Teatro João Verde (Monção), com as participações especiais de Augusto Canário, Luís de Lordelo e Armando Ferreira, que serão responsáveis por "provocar” o talento dos mais novos através de quadras repletas de humor. A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva prévia de bilhete(s) junto dos referidos espaços.

Estes dois espetáculos integram-se na tour de concertos "De Repente, Canta a Gente”, que consiste numa série 10 concertos (ver próximos concertos em baixo) que vão mostrar, em cada um dos concelhos do Alto Minho, os novos talentos do Canto ao Desafio. Em causa estão um total de cerca de 200 jovens da região, na sua maioria entre os 10 e os 12 anos, que depois de terem sido alvo de ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário, vão expor publicamente o seu talento e aquilo que aprenderam sobre este que é um dos principais ícones do património cultural imaterial do Alto Minho. Os jovens serão, assim, desafiados a cantar quadras soltas sobre os quais os cantadores profissionais vão improvisar. 

A iniciativa "De Repente, Canta a Gente” consiste num programa inédito de captação de talentos, que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. É promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e a sua ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Os concertos, um por cada concelho do Alto Minho, vão decorrer até 21 de novembro (ver tabela em baixo com o calendário), sendo que ainda nesse último mês, terão lugar dois grandes eventos: uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas.

Recorde-se que este projeto teve início em dezembro de 2020, altura em que um conjunto de repentistas consagrados, liderado pelo cantador Augusto Canário – que esteve presente em todas as iniciativas – realizando 58 ações de capacitação junto das comunidades escolares e culturais de 10 municípios da região. O objetivo passou por captar e dar palco aos melhores talentos. De sublinhar que foram mais de 400 jovens do Alto Minho, na sua maioria alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, que participaram nestas ações de capacitação, onde tiveram a oportunidade de aprender as principais características daquele que é um dos principais ícones do património cultural imaterial do Alto Minho: o Canto ao Desafio. Desses, cerca de 200 estudantes permaneceram envolvidos na produção de quadras e que, agora, nesta série de concerto finais, pretendem mostrar o que valem na Desgarrada.

O projeto, que se realiza entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, tem como principal alvo as comunidades escolares e culturais e o seu programa foi, desde o início, completa e permanentemente ajustado às diretivas da Direção-Geral da Saúde em contexto de pandemia, com grande aposta no digital. Em causa está o facto de grande parte da iniciativa poder ser realizada no site oficial, em https://derepentecantaagente.pt, onde num total de 58 ações de capacitação, 21 foram online e nas 37 ações presenciais, a equipa esteve sempre munida de acrílicos e outros materiais de proteção, tendo contado com colaboração dos 26 professores cooperantes envolvidos no projeto. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi