Urban Sketchers desenham Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro, primeira etapa das caminhadas “Alto Minho Greenways” 2013

2013-05-24

A partir do próximo sábado, dia 25 de maio, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) inicia um conjunto de nove percursos pelos caminhos verdes do Alto Minho – "Alto Minho Greenways”, que irá decorrer até 27 de julho de 2013. A primeira caminhada, com início às 09h30, será feita pelo Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro, em Melgaço, e contará com a presença do movimento Urban Sketchers Portugal.

O Urban Sketchers é um coletivo de autores portugueses que desenham aquilo que vão observando no dia-a-dia: as gentes, os pormenores, os sítios por onde viajam. Esses registos são feitos em pequenos cadernos portáteis, que se podem designar por diários gráficos. Ao longo deste percurso pedestre, que tem uma extensão de 13 quilómetros, não vão faltar, certamente, a estes desenhistas motivos para um registo do momento, cada um com a sua técnica, os seus lápis, as suas cores ou aguarelas… cada um com o seu tempo. Os pontos de interesse são diversificados, envolvendo espaços naturais, património edificado e peças de grande valor arqueológico.

Com início no aglomerado populacional da Branda do Rodeiro este trilho conduzirá os pedestrianistas por vários núcleos megalíticos da Necrópole Megalítica do Planalto de Castro Laboreiro. Esta necrópole, uma das maiores da Península Ibérica, implanta-se numa importante unidade geomorfológica, onde o património cultural está harmoniosamente integrado com o património natural: o Planalto de Castro Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês - Reserva Mundial da Biosfera.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site da CIM Alto Minho em /gca/index.php?id=120.

Refira-se que o "Alto Minho Greenways” corresponde a uma das ações do projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, desenvolvido pela CIM e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte). Pretende-se, com este projeto, consolidar uma proposta de rede regional de percursos verdes (ecovias, percursos pedestres, vias ciclo-turísticas, observação de avifauna, etc.) potencialmente enquadrável na rede internacional da European Greenways Association.