Tomada de posse do Conselho Executivo da CIM Alto Minho

2009-11-17

Realizou-se no dia 17 de Novembro, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, a tomada de posse do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho Lima (CIM Alto Minho)  e a eleição do presidente e dos dois vice-presidentes deste órgão, de entre os nove presidentes dos municípios constituintes da CIM.

O acto de instalação dos membros do Conselho Executivo foi dirigido pelo presidente cessante da Assembleia da Comunidade Intermunicipal, Rui Taxa Araújo. A seguir  procedeu-se à eleição do presidente e vice-presidentes do Conselho Executivo, tendo o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Rui Solheiro, na qualidade de eleito mais antigo, proposto que a eleição fosse realizada por lista.

Assim, foi aprovada, por unanimidade, a única lista apresentada a sufrágio, de composição pluripartidária, reflectindo a harmonia e o equilíbrio político regional. Rui Solheiro, presidente da Câmara Municipal de Melgaço (PS), foi reconduzido na presidência do Conselho Executivo, tendo como vice-presidentes Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez (PSD), reeleito no cargo, e Victor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima (CDS/PP), eleito nas últimas eleições autárquicas.

O Conselho Executivo da CIM Alto Minho é ainda composto pelos presidentes das câmaras municipais de Caminha, Júlia Paula Costa; Monção, José Emílio Moreira; Paredes de Coura, António Pereira Júnior; Ponte da Barca, António Vassalo Abreu; Vila Nova de Cerveira, José Manuel Carpinteira, reeleitos nas eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009, e pelo novo presidente eleito para a Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes.

Sobre os próximos quatro anos de mandato, o presidente empossado referiu que a Comunidade pretende dar seguimento à execução dos programas já contratualizados no âmbito do QREN e que o Conselho Executivo da CIM irá "continuar a cultivar o espírito de consenso” que tem pautado a sua actuação, em prol dos interesses dos municípios e dos interesses regionais.

Rui Solheiro anunciou ainda que, durante a próxima semana, a CIM Alto Minho irá reunir-se com o presidente da Câmara de Viana do Castelo para "arranjar pontes de entendimento que permitam a integração de Viana do Castelo na Comunidade”, esperando que desta reunião resulte um "diálogo frutuoso para todos”.

Depois da eleição do órgão dirigente da CIM, as assembleias municipais dos municípios que integram a Comunidade vão eleger, até final do ano, os seus representantes na Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho, pelo que só após realizar-se-á a tomada de posse deste órgão e a eleição da respectiva mesa.