Ir para o conteúdo

Tomada de posse do CI da CIM Alto Minho: Lista de continuidade pluripartidária reeleita por unanimidade

2017-10-26
Realizou-se no dia 26 de outubro, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, o ato de instalação do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a eleição do respetivo presidente e dos dois vice-presidentes, de entre os dez presidentes dos municípios que integram a CIM. 

Após o ato de instalação, dirigido pelo presidente cessante da Assembleia da Comunidade Intermunicipal, Rui Taxa Araújo, procedeu-se à eleição, por escrutínio secreto, do presidente e dos vice-presidentes do Conselho Intermunicipal. Assim, foi proposta e aprovada, por unanimidade, num ambiente de grande solidariedade e coesão, uma lista de continuidade, de composição pluripartidária, refletindo a harmonia política ao nível regional. José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi reeleito no cargo de presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, assim como os vice-presidentes Jorge Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença; e Victor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima. 

O Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho é ainda composto pelos presidentes das câmaras municipais reeleitos nas eleições autárquicas do passado dia 1 de outubro, nomeadamente João Manuel Esteves (Arcos de Valdevez); Luís Miguel Alves (Caminha); Manoel Batista (Melgaço); Vítor Paulo Pereira (Paredes de Coura); Fernando Nogueira (Vila Nova de Cerveira); e pelos novos presidentes eleitos para as câmaras municipais de Monção e Ponte da Barca, respetivamente, António Barbosa e Augusto Marinho. Júlio Pereira, primeiro secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM Alto Minho, foi também proposto, por unanimidade, para a recondução no cargo. 

Sobre os próximos quatro anos de mandato, o presidente empossado referiu que o Conselho Intermunicipal pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela CIM Alto Minho, sublinhando que esta estrutura continuará a ser "um espaço de solidariedade e de partilha”, onde todos os municípios vão ter voz ativa na procura de soluções e na consonância de estratégias em prol dos interesses dos municípios e dos interesses regionais.

Realizado o ato de investidura do Conselho Intermunicipal, as assembleias municipais dos municípios que integram a CIM Alto Minho encontram-se a desenvolver o processo de eleição dos seus representantes na Assembleia Intermunicipal, prevendo-se que a tomada de posse deste órgão deliberativo da Comunidade e a eleição da respetiva mesa ocorra até finais de 2017.

Créditos Foto: Jornal Alto Minho
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi