Ir para o conteúdo

Start Me Up apoiou 15 ideias de negócio com potencial

2010-10-01

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) concluiu com sucesso o Desafio Empreendedor "Start Me Up Alto Minho”, que decorreu nos dias 29 e 30 de Setembro, na In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadores, em Arcos de Valdevez, e que teve como objectivo apoiar os empreendedores locais na transformação das suas ideias em iniciativas empresariais sustentáveis.


Projectos tão distintos como a criação de uma escola de artes performativas; o fabrico de implantes dentários e dos componentes protéticos associados, guias cirúrgicas e próteses sobre implantes; a transformação de hidrocarbonetos provenientes dos aterros sanitários em artigos religiosos e decorativos foram apresentados pelos candidatos a empresários que participaram neste evento.


O sector agro-alimentar também esteve em destaque com três ideias de negócio, duas das quais ligadas ao vinho, designadamente de produção de vinho por medida na Serra d’Arga e produção e comercialização de um vinho nutracêutico, único a nível mundial, com elevado teor em pró-vitamina A (antioxidante e anti-cancerígeno); e a terceira, de criação de um espaço de restauração especializado em comida saudável, com menus preparados de acordo com as preocupações de saúde alimentar mais frequentes (diabetes, hipertensão, excesso de peso).


De salientar ainda projectos assentes em questões ecológicas e ambientais como a criação de alojamento urbano low-cost com propostas ecológicas inovadoras; a fabricação de um disco de corte inovador, com potencial na limpeza florestal; e a reutilização de contentores marítimos em fim de linha para desenvolver soluções habitacionais, de mobiliário urbano e de oferta comercial.


No total foram apresentados 15 projectos empresariais de 19 empreendedores, com características inovadoras e exequíveis, que foram seleccionados de entre as 32 candidaturas lançadas ao concurso de ideias "Start Me Up Alto Minho”. 


Adoptando um formato inovador, este evento centrou-se no desenvolvimento das competências necessárias à criação de novas empresas, dotando os respectivos promotores dos conhecimentos e recursos indispensáveis à concretização da sua ideia de negócio. Para isso contaram com a ajuda de vários especialistas em empreendedorismo que, durante dois dias, proporcionaram uma experiencia intensa e interactiva, de natureza "aprender fazendo", que contribuirá para a materialização das ideias apresentadas.


De acordo com o vice-presidente da CIM Alto Minho, Francisco Araújo, que esteve presente no encerramento desta iniciativa, os promotores destas candidaturas podem recorrer aos instrumentos financeiros que existem na região, nomeadamente no âmbito do Programa FINICIA e do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), e ainda aos programas que a CIM desenvolve, com acções na área do empreendedorismo, caso do PROMAR - Programa Operacional da Pesca e do PROVERE Minho In, para a estruturação das suas empresas.


O Desafio Empreendedor "Start Me UP Alto Minho" foi uma iniciativa inserida no projecto CTC (Comunidade Territorial de Cooperação) Límia-Lima-Cávado, financiado pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013), que integra como parceiros, para além da CIM Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Cávado e o INORDE (Instituto Orensano de Desarrollo Económico), de Ourense. A organização coube à In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadores.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi