Seminário “Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento 2015-2020” dia 29 de junho, em Viana do Castelo

2015-06-23

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com a Incubadora de Base Tecnológica do Minho (In.Cubo), promove, no próximo dia 29 de junho, o seminário "Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento 2015-2020”, cujo objetivo será recolher ideias e propostas para os planos de ação dos principais clusters regionais do Alto Minho.

Esta iniciativa, que decorrerá a partir das 09h30, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), em Viana do Castelo, integra no seu programa três momentos distintos, onde serão abordados temas como oportunidades de financiamento no âmbito do "Portugal 2020”, bem como as principais propostas de valorização económica dos clusters regionais com maior expressão no Alto Minho.

Assim, durante a manhã, realiza-se uma sessão em plenário sobre "Valorização do Potencial Industrial: Principais Instrumentos de Financiamento 2015-2020”, que terá como oradores (já confirmados) Adriano Fidalgo, da Astrolábio; Miguel Antunes, da ANI - Agência Nacional de Inovação; e António Teixeira, da Autoridade de Gestão do novo Programa Regional "Norte 2020”.

No início da tarde realizam-se várias sessões paralelas organizadas com base nos principais clusters regionais do Alto Minho (nomeadamente, "Metalomecânica, Componentes de Automóveis e Tecnologias de Produção”, "Economia do Mar, Logística e Transportes”, "Agroalimentar e Vitivinicultura”, "Floresta e Pedra”, "Energia e Construção Sustentável”), complementado com um painel de natureza mais transversal relacionado com "Investimento Empresarial & Redução de Custos de Contexto: Condições de Enquadramento Institucional”.

Estão já confirmadas para as sessões as presenças de Hildebrando Vasconcelos, vogal do Conselho de Administração do PRODUTECH (Clusters Metalomecânica, Componentes de Automóveis e Tecnologias de Produção); Frederico Ferreira, da Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e Economia do Mar; António Babo, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Clusters Economia do Mar, Logística e Transportes); Ondina Afonso, diretora executiva da Portugal Foods (Clusters Agroalimentar e Vitivinicultura); Sara Pereira, diretora executiva da Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal (AIFF); Marta Peres, diretora executiva da Associação VALORPEDRA – Cluster da Pedra Natural (Clusters Floresta e Pedra); Victor Ferreira, presidente da Direção da Associação Plataforma para a Construção Sustentável (CENTRO HABITAT) (Cluster Energia e Construção Sustentável); Alexandre Sottomayor, da AICEP; e Luís Ceia, presidente da CEVAL (Investimento Empresarial & Redução de Custos de Contexto). Serão moderadores António Luis, diretor dos Núcleos do CENFIM de Arcos de Valdevez e Trofa; Carlos Rodrigues, vice-presidente do IPVC; José António Baptista, administrador executivo dos TUB; António Mimoso, da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo; Ana Paula Vale, diretora da Escola Superior Agrária/ IPVC; e Rosário Alves, diretora executiva da FORESTIS.

No final da tarde, os participantes voltam a reunir-se em plenário, no sentido de serem apresentadas as principais conclusões por parte dos relatores das diferentes sessões paralelas. Este painel será moderado por Francisco Araújo, coordenador geral da INCUBO.

De salientar ainda que a sessão de abertura será presidida por José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; António Teixeira, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N); Rui Teixeira, presidente do IPVC; e João Manuel Esteves, presidente da direção da In.Cubo.

O seminário "Valorização do Potencial Industrial do Alto Minho: Plano de Ação & Instrumentos de Financiamento 2015-2020” corresponde a uma das ações do projeto "Alto Minho INVEST”, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho e que é cofinanciado pelo ON.2 – Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013.

O programa completo do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.