Seminário “Valorização das Artes e Ofícios Tradicionais no Alto Minho: Desafios & Oportunidades” dia 12 de julho em Ponte de Lima

2016-07-07

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove no próximo dia 12 de julho, a partir das 14h30, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, o seminário "Valorização das Artes e Ofícios Tradicionais no Alto Minho: Desafios & Oportunidades ”, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Direção Regional da Cultura do Norte. Esta será uma oportunidade para as microempresas de artesanato, das indústrias culturais e criativas e das produções locais conhecerem desde o Programa de Promoção das Artes e Ofícios do IEFP, até às experiências e boas práticas nacionais e estrangeiras neste sector, assim como os principais instrumentos de financiamento em vigor.

Para o presidente da CIM Alto Minho, o artesanato é um fator diferenciador do Alto Minho e uma importante alavanca na dinamização da economia local. Por isso mesmo a Estratégia e Plano Global de Ação "Alto Minho 2020” integra como uma das suas prioridades a "Valorização e promoção do artesanato do Alto Minho”, enquanto elemento fundamental para a afirmação do território, para o desenvolvimento sustentado do tecido económico e social, para a criação de emprego e riqueza e para a defesa e projeção da identidade da região.

Constituído por três painéis, nomeadamente, para apresentação do programa de promoção das artes e ofícios do IEFP, divulgação de apoios e instrumentos de financiamento 2014-2020 e partilha de experiências de valorização de artes e ofícios tradicionais, o seminário conta com as intervenções já confirmadas de Ana Berta Sotomaior, do IEFP; Luís Rocha, diretor do CEARTE; Francisco Calheiros, coordenador da ADRIL e do Consórcio Minho IN; Ana Paula Xavier, coordenadora da ADRIMINHO e vice-presidente da MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; Elena Fabeiro Castro, da Fundación Centro Galego da Artesanía e do Deseño; Armando Santos, diretor do Centro de Emprego de Barcelos; e Teresa Castro, da Adere-Minho - Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho.

A moderação dos painéis é da responsabilidade de Júlio Pereira, secretário executivo da CIM Alto Minho; e José Matos, diretor do IEFP de Viana do Castelo. José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; António Leite, delegado regional do norte do IEFP; e António Ponte, diretor regional de Cultura do Norte, farão a abertura do seminário.

O programa completo encontra-se disponível no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt. Sendo um seminário gratuito é necessário, todavia, efetuar uma inscrição através do link: /gca/index.php?id=226.