Seminário “Sustentabilidade Energética no Alto Minho 2014-2020: Plano de Ação, Instrumentos e Ações Prioritárias”

2013-09-27

Terá lugar no próximo dia 3 de outubro de 2013, nas instalações da Villa Moraes em Ponte de Lima, o seminário "Sustentabilidade Energética no Alto Minho 2014-2020: Plano de Ação, Instrumentos e Ações Prioritárias”. Este evento, promovido pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho), em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), contará com a presença de reputados oradores e visa contribuir para a definição do "Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética do Alto Minho 2014-2020”.

Pretende-se, assim, despoletar um processo de participação alargada, onde os vários atores regionais tenham voz ativa e contribuam para a predefinição de um conjunto de prioridades e iniciativas-âncora no horizonte 2020 no domínio da sustentabilidade energética nos setores: edifícios, transportes, indústria, agricultura e floresta.

A sessão de abertura do seminário estará a cargo de Francisco Rodrigues de Araújo, presidente da direção da AREA Alto Minho, e Victor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Pedro Cabral, diretor geral da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), um representante do INEGA - Instituto Enerxético de Galicia, e Álvaro Carvalho, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) são os oradores confirmados para o primeiro painel sobre "Sustentabilidade Energética 2014-2020: Tendências e Oportunidades”, que será moderado por Luís Braga da Cruz, presidente da Fundação Serralves.

Seguir-se-á uma mesa redonda, subordinada ao tema "Sustentabilidade Energética do Alto Minho 2014-2020: Plano de Ação, Instrumentos & Ações Prioritárias”, onde serão apresentadas as principais conclusões das sessões de trabalho realizadas por domínios prioritários no âmbito da sustentabilidade energética ("Edifícios Residenciais e de Serviços”, "Transportes”, "Indústria” e "Agricultura e Florestas”). Contará com as intervenções, respetivamente, de Rui Fragoso, diretor da Auditoria Energética Edifícios da ADENE – Agência para a Energia; Álvaro Costa, presidente do Conselho de Administração da TRENMO - Transportes, Engenharia e Modelação; Clemente Pedro Nunes, presidente do Conselho de Energia da CIP- Confederação Empresarial de Portugal; e Eduardo Ferreira, diretor adjunto do Departamento Engenharia Mecânica da Universidade do Minho.

A sessão de encerramento será presidida por Rui Solheiro, presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho, e Juan Lirón, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (GNT-AECT).

As inscrições para o seminário são gratuitas, devendo ser realizadas no site da AREA Alto Minho em http://www.area-altominho.pt/gca/index.php?id=739. Este seminário insere-se no projeto "AREA Alto Minho | Promoção e Ação”, cofinanciado pelo programa ON.2.