Seminário “Alto Minho 2014-2020 | Eficiência Energética: Que instrumentos de financiamento?”

2014-07-10

Terá lugar no próximo dia 15 de julho de 2014, nas instalações da Villa Moraes, em Ponte de Lima, o seminário "Alto Minho 2014-2020 | Eficiência Energética: Que instrumentos de financiamento?”. Este evento, promovido pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho), em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), contará com a presença de reputados oradores e visa contribuir para a definição do "Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética do Alto Minho 2014-2020”.

Pretende-se, assim, promover uma reflexão alargada em torno das principais fontes de financiamento disponíveis para alavancar investimentos, públicos e privados, no domínio da eficiência energética no período de programação 2014-2020.

A sessão de abertura do seminário estará a cargo de João Manuel Esteves, presidente da Direção da AREA Alto Minho, e de Vasco Ferraz, vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Rui Inácio, coordenador do Núcleo de Monitorização da Agência de Desenvolvimento e Coesão (Agência I.P), João Marrana, vogal-executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e Rui Soeiro, coordenador da equipa JESSICA da Caixa Geral de Depósitos (CGD), são os oradores confirmados para o primeiro painel sobre "Instrumentos de Apoio à Eficiência Energética: Balanço 2007-2013 e Perspetivas 2014-2020”, que será moderado por Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

O segundo painel, subordinado ao tema "Fundos Nacionais e Contratos de Desempenho Energético” e moderado por Pedro Giestal, gestor de projetos da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), contará com a intervenção de Dinis Rodrigues, diretor da Unidade de Missão Eco.AP da ADENE – Agência para a Energia.

As inscrições para o seminário são gratuitas, devendo ser realizadas, até ao dia 14 de julho, no website da AREA Alto Minho em http://www.area-altominho.pt/gca/index.php?id=.

Este seminário enquadra-se no projeto "AREA Alto Minho | promoção e ação”, cofinanciado pelo programa ON.2.