Seis turmas do Alto Minho entre as vencedoras na competição de literacia financeira "No Poupar Está o Ganho"

2023-06-09
Seis turmas do 1.º ciclo ao ensino secundário do Alto Minuo foram premiadas no âmbito do concurso final "No Poupar Está o Ganho", projeto de educação financeira que foi implementado ao longo de todo o ano letivo. Duas delas sagraram-se também vencedoras, a nível nacional.

Cada turma apresentou a concurso, como projeto final, um trabalho que representasse, através de vídeo, artes performativas ou trabalhos manuais, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar.

Entre os dois vencedores nacionais do Alto Minho, destacou-se o 4.ºA CA da Escola Básica de Montedor, em Viana do Castelo, que alcançou o 2.º lugar entre todas as turmas do escalão 1.º ciclo – 3.º e 4.º que entraram na competição. "De mãos dadas estamos seguros!” foi o nome do trabalho que mostrou uma sessão plenária criada pelos alunos, de onde saiu uma conclusão muito importante: a educação financeira e os seguros são fundamentais.

Logo a seguir, no 3.º lugar do mesmo escalão, surge a turma 4.º ano T4A da Escola Básica de Vale do Mouro, em Monção, que usou música, perguntas e uma história animada para aprender mais sobre seguros ligados a eventos e acidentes pessoais. Os alunos receberam ainda o Prémio Especial Seguros, atribuído pela Associação Portuguesa de Seguradores ao melhor projeto sobre esta temática.

Estas duas turmas foram também vencedoras municipais, sendo premiadas pelo melhor trabalho realizado no seu concelho e no seu ciclo de ensino. A elas, juntaram-se outras 4 turmas, também vencedoras municipais:
• 4.º ano M4 da Escola Básica de Cruzeiro, Caminha
• 10.º ano Técnico Comercial da Escola Secundária de Monção
• 3.º ano FR4/FR7 da Escola Básica de Freixo, Ponte de Lima
• 7.º C da Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, Viana do Castelo

O concurso final é o maior momento de competição interturmas do "No Poupar Está o Ganho”, projeto de educação financeira que, durante o ano letivo 2022/2023, envolveu 18 mil alunos de 920 turmas de norte a sul do país, passando pelas ilhas.

O programa, criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), conta já com 13 edições, tendo impactado mais de 60 mil alunos de 60 municípios. A cada ano letivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho é parceira do "No Poupar Está o Ganho”, que pretende fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.

Para mais informações sobre o concurso final e o "No Poupar Está o Ganho”, consultar o respetivo site AQUI