Ir para o conteúdo

Scaramuccia escolhe Portugal para apresentar obras inéditas

2019-01-18

Está sediado em Haia, na Holanda, é um importante grupo de música barroca internacionalmente reconhecido e escolheu Portugal para apresentar, em primeira mão, obras inéditas. Chama-se Scaramuccia Ensemble*, é dirigido pelo prestigiado violinista espanhol Javier Lupiáñez e integra a cravista portuguesa, Patrícia Vintém, que estudou na Escola Profissional Artística do Alto Minho em Viana do Castelo. O grupo tem-se dedicado à investigação musicológica o que lhe permitiu descobrir e, agora revelar em estreia absoluta, peças musiciais que estavam esquecidas em arquivos e acervos. O concerto realiza-se este sábado, dia 19 de janeiro, às 22h00, na Igreja Matriz de Ponte da Barca.

O espectáculo acontece no âmbito do projeto Sente a História, iniciativa que decorre até julho de 2019 e que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o décimo sétimo concerto da iniciativa.

O concerto promete levar-nos numa viagem musical pela Itália, já que o Scaramuccia vai contar parte da história da viagem de Pisendel, o concertino da orquestra de Dresden que fez uma viagem musical por aquele país durante o ano de 1717, na qual o músico colecionou as melhores composições que encontrou. E neste concerto, o grupo com reconhecido talento internacional, vai mesmo revelar obras nunca anteriormente interpretadas. 

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, o projeto contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos. E foi precisamente este grupo, o Alto Minho Ensemble, que realizou a componente de Capacitação na área da música de câmara.

Meia hora antes do concerto, pelas 21h30, realiza-se UMA visita guiada à Igreja Matriz de Ponte da Barca. Classificada como Monumento Nacional, a sua construção, dedicada a São João Baptista, teve início no século XVI. 

Tanto o concerto como a visita guiada têm entrada gratuita.

*Sobre o Scaramuccia Ensemble
Localizado em Haia, na Holanda, o Scaramuccia Ensemble foi fundado em fevereiro de 2013 por iniciativa do violinista Javier Lupiáñez, com o objetivo de recuperar o repertório barroco raramente tocado.
O espírito do Scaramuccia é redescobrir essa herança cultural, trazendo à vida a música que foi ouvida não só em círculos mais refinados, mas também nas tabernas e nas ruas do período barroco. Pesquisas e estudos profundos são feitos na preparação de cada programa e concerto, a fim de redescobrir pequenas jóias da música, escondidas e perdidas entre a vasta e mais comummente executada literatura de música barroca.

Scaramuccia começou no festivais de Utrecht e de Bruges, ambos em 2013, e desde então, o grupo desenvolveu um intenso programa de concertos na Holanda, Bélgica e Reino Unido. Entre outras performances, Scaramuccia já tocou no Maldon Festival of Arts em Maldon, Reino Unido (2014 e 2015), o Museu Vleeshuis em Antuérpia, BE (2014), o Kasteelconcerten, NL (2015), Festival Echi Lontani, IT (2016), e também gravou para a estação de rádio holandesa, Concertzender.

Prosseguindo a sua demanda pela descoberta do novo repertório barroco, Scaramuccia realizou as estreias mundiais de duas novas peças de Vivaldi num concerto ao vivo no programa de rádio De Musyck Kamer, transmitido pela rádio holandesa Concertzender em 2014.

Em novembro de 2015, Scaramuccia gravou o seu primeiro CD com a gravadora Ayros, apresentando as mais recentes descobertas da música de Vivaldi para violino e continuo.

Scaramuccia foi considerado pelo público o melhor grupo de música de câmara, ganhando o Prêmio do Público na competição Göttinger Reihe Historischer Musik 2015/2016.

Sobre o "Sente a História”
O programa cultural "Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” apresenta características inéditas no país. Centrado na capacitação, valorização e no desenvolvimento de competências de diferentes gerações de músicos locais, bem como na criação de novos talentos, o programa decorre de 13 maio de 2018 a 20 de julho de 2019 e envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

As bandas filarmónicas, com os novos maestros a garantirem o rejuvenescimento desta arte na sequência das ações de capacitação deste programa, vão atuar em contexto de concerto com interpretações surpreendentes com jazz, rock, fado, música barroca, popular ou erudita, em formato acústico ou com o som amplificado.

No que diz respeito aos coros, vai estar também patente o cruzamento da tradição com a inovação. Exemplo disso é o facto de o cantor popular repentista Augusto "Canário” ter escrito as letras das canções que vão invocar as lendas da região. Em paralelo, seis compositores de referência do jazz à música erudita (Afonso Alves, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Mário Laginha e Telmo Marques) compuseram sobre as palavras do sentir tradicional, 10 peças corais polifónicas dedicadas a uma lenda de cada município e, ainda, um Hino do Alto Minho. Vozes de todos os coros da região vão fundir-se no Coro Intermunicipal do Alto Minho, num gran finale a encerrar o projeto em julho de 2019, onde interpretarão todas as canções das lendas e o Hino do Alto Minho.

De modo a fomentar os tesouros patrimoniais do Alto Minho, os dias em que ocorrerem os concertos serão também de património aberto, ocorrendo ainda visitas e tours guiados.   Os horários das aberturas e os locais de interesse a visitar serão divulgados em www.senteahistoria.com, app e nas redes sociais da iniciativa. Em simultâneo irá decorrer um passatempo onde os visitantes poderão registar fotografias suas, tiradas nessas visitas e concertos, habilitando-se a ganhar vouchers para desfrutar em restaurantes da região.

A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi