Rede Regional de Empreendedorismo do Alto Minho promove Campo de Empreendedorismo

2011-06-16

No seguimento das actividades de dinamização da Rede Regional de Empreendedorismo do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em colaboração com o Instituto Português da Juventude, vão realizar nos dias 20 e 21 de Junho, em Melgaço, a iniciativa "Campo de Empreendedorismo”, dirigida aos membros/entidades que integram esta Rede.

O objectivo é proporcionar competências e ferramentas relacionadas com as dinâmicas e exigências do trabalho em rede, conceitos de criatividade e inovação, dotando os agentes de capacidades diferenciadoras e de mais-valias para o desenvolvimento e estímulo do trabalho em empreendedorismo.

O primeiro dia será dedicado ao desenvolvimento de competências na organização e dinamização de ateliers de ideias, sendo promovido pelo IAPMEI. No segundo dia decorrerá um conjunto de workshops, a cargo da "Mindshaker”, em que os participantes serão confrontados com as técnicas mais importantes do processo de geração de ideias.

Recorde-se que esta acção surge na sequência de um documento de orientações estratégicas para o empreendedorismo no Alto Minho, elaborado pela CIM, em colaboração com outras entidades locais, tendo em vista a concretização e dinamização de uma rede que integrasse instituições relevantes do território, no sentido de assegurarem os serviços de apoio ao empreendedorismo económico local, a partir de uma lógica de proximidade e de articulação à escala supramunicipal.

Fruto da mobilização dos diferentes actores locais e regionais foi possível estabelecer uma rede de apoio ao empreendedorismo com cerca de 40 agentes que intervêm neste domínio, nomeadamente câmaras municipais, instituições de ensino e formação profissional, associações de desenvolvimento e associações comerciais, industriais e empresariais, e desenvolver um conjunto de actividades como o Seminário "Compromisso para o Empreendedorismo no Alto Minho”, a preparação da candidatura "Capacitar para a Qualificação e a Inovação das Redes Sociais”, apresentada pelo IPVC ao ON.2, e realizar a primeira acção de capacitação da Rede.