Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho disponibiliza serviço de empréstimo interbibliotecas

2023-02-01
A Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM) disponibiliza um novo serviço, o empréstimo interbibliotecas, dando aos cidadãos a possibilidade de requisitar, na biblioteca do seu concelho, livros ou outro tipo de documentos que se encontrem em qualquer biblioteca dos dez municípios do Alto Minho. A iniciativa reforça o trabalho em rede que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tem vindo a promover e que se traduziu já na criação de um portal, disponível em https://bibliotecas.altominho.pt/, suportado por um sistema inovador que permite a agregação dos diferentes catálogos de cada biblioteca municipal  e a pesquisa a partir de um único ponto de acesso.

Tendo como objetivo promover a leitura e facilitar o acesso à informação, este novo serviço é totalmente gratuito, bastando aos utilizadores solicitarem, na biblioteca do município em que residam, trabalhem ou estudem, o empréstimo de documentos que compõem o acervo das bibliotecas públicas municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Efetuado o pedido, é compromisso das bibliotecas da RIBAM, de acordo com os regulamentos específicos, a disponibilização do documento. Este serviço de apoio ao utilizador da RIBAM constitui uma mais valia por permitir aceder a documentos, por vezes, inexistentes num determinado município e/ou que já não estão em comercialização, encontrando-se disponíveis no catálogo coletivo de uma das bibliotecas municipais da rede.

As coleções e fundos documentais de toda a RIBAM podem ser pesquisados numa única plataforma onde atualmente estão disponíveis para consulta online mais de 422 mil registos, provenientes de várias fontes de informação em cada biblioteca municipal. De forma simples e intuitiva, os utilizadores introduzem os termos de pesquisa, sendo redirecionados para um sistema que lhes apresenta dados complementares, acedendo a informações sobre a obra em causa e a respetiva localização.

O desenvolvimento desta plataforma inseriu-se no projeto da CIM Alto Minho – e-Gov Alto Minho 2020, cofinanciado pelo Norte 2020, com o objetivo de diversificar públicos através do aumento das atividades e serviços digitais oferecidos à população geral, mas também proporcionar novos serviços de informação.

Da mesma forma, o empréstimo interbibliotecas promovido pela RIBAM pretende incentivar o trabalho em rede e colaborativo das bibliotecas públicas municipais da região, promovendo o conhecimento local e preservando a herança cultural do Alto Minho.