PTD Minho-Lima atingiu meta de 20 por cento de execução global em 2009

2010-01-08

O Programa Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima (PTD), que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), no âmbito do contrato de delegação de competências celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Norte, conseguiu atingir, até finais de Dezembro de 2009, uma taxa de 20 por cento de execução global.

Recorde-se que esta meta tinha sido proposta pelo Conselho Executivo da CIM Alto Minho, que regista, assim, com agrado o desempenho excepcional conseguido pelo Programa.

Ao abrigo do contrato de delegação de competências, celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional, a CIM passou a dispor de uma verba de cerca de 79,1 milhões de euros proveniente do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para co-financiamento de projectos municipais no âmbito do PTD Minho-Lima.

Com um volume de aprovação de 34 por cento do total das verbas contratualizadas, o que significa que já foram aprovados investimentos de 27, 2 milhões de euros, o PTD Minho-Lima é mesmo um caso notável de boa execução.

Com efeito, o Programa apresenta o volume mais elevado de pedidos de pagamento submetidos, num montante que ronda os 16 milhões de euros, estando já a 20 por cento da sua execução global.

De referir ainda que já foram pagos aos promotores dos projectos - os municípios associados da CIM -, 10,4 milhões de euros do total de investimento aprovado (13 por cento do total do Programa).