Próximo percurso "Alto Minho Greehnways" é já no sábado e passa por Monção e Valença

2013-07-05

A iniciativa de percursos verdes "Alto Minho Greenways” passa por Monção e Valença já no próximo sábado, 6 de Julho. O percurso pedestre Trilho da Foz do Rio Manco é um percurso linear de pequena rota, com uma extensão de cerca de 8 km. Envolve dois concelhos vizinhos, Monção e Valença, e o seu início, desta vez, é na freguesia de Lapela, junto à torre que lhe dá o nome.

São vários os pontos de interesse deste percurso. Desde logo a sua beleza natural, também conferida pela proximidade do Rio Minho. Mas há mais! Os participantes terão oportunidade de percorrer a Ecopista, cuja intervenção ficou concluída em 2004 e que reconverteu a linha de caminho-de-ferro que ligava Valença a Monção (construída em 1915), após ter sido desativada em 1990; acompanhar a Ínsua do Castro, uma língua de terra e areia no rio Minho que se localiza nos limites de Monção com a Foz do Rio Manco, em Valença, explorando caminhos agrícolas e de pescadores, outrora utilizados por contrabandistas; percorrer um pequeno percurso interpretativo que leva à Foz do Rio Manco, onde abunda a flora autóctone; visitar o cruzeiro do Adro Velho, necrópole medieval de Verdoejo. Neste magnífico monumento funerário, já próximos do fim do percurso, poderão encontrar alguns vestígios de campas antropomórficas, que se encontram ladeadas por carvalhos e sobreiros centenários.

Neste trilho contamos com a presença do movimento Urban Sketchers Portugal que participou no Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro (Melgaço), o primeiro desta iniciativa.

O Urban Sketchers é um coletivo de autores portugueses que desenham aquilo que vão observando no dia-a-dia: as gentes, os pormenores, os sítios por onde viajam. Esses registos são feitos em pequenos cadernos portáteis que se podem designar por diários gráficos. Mais uma vez não vão faltar motivos de inspiração a estes desenhistas.

Até dia 27 de julho a iniciativa "Alto Minho Greenways” vai passar por outros trilhos, num total de nove, para explorar e dar a conhecer a singularidade das paisagens e a genuinidade da cultura do Alto Minho. Esta iniciativa conjunta da CIM Alto Minho e dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, visa promover o turismo natureza no Alto Minho.

Esta estratégia de valorização da rede de percursos verdes pretende, pois, sustentar-se na agregação de políticas, vontades e interesses públicos e privados, procurando que as ecopistas, ecovias e percursos pedestres integrem e catalisem novos produtos turísticos no Alto Minho, que sirvam a região e as comunidades locais, numa lógica de desenvolvimento sustentável, dos seus recursos, sistemas e funções ambientais, em articulação com os restantes produtos turísticos âncora do território (nomeadamente, mar e rio, saúde e bem estar, enogastronomia, solares e aldeias, centros históricos e património, golfe, arte, cultura e criatividade, etc.).

As principais ações da iniciativa "Alto Minho Greenways" inserem-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).