Proposta de reorganização judicial: CIM preocupada com custos adicionais para os cidadãos do Alto Minho

2012-10-26

Em conferência de imprensa realizada no dia 25 de outubro, em Ponte de Lima, os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) deram a conhecer a sua posição conjunta relativa ao mapa judiciário proposto pelo Governo, que implicará o encerramento de tribunais e a concentração de serviços judiciais na capital do distrito.

Rui Solheiro, presidente da CIM Alto Minho, considera inaceitável a proposta de decreto-lei enviada na semana passada aos municípios, pela Ministra da Justiça, que aponta, no distrito de Viana do Castelo, para o encerramento dos tribunais de Melgaço e Paredes de Coura.

Para Rui Solheiro "uma coisa é tornar este processo de reorganização judicial mais eficaz e eficiente, outra coisa é retirar o Estado do território”, salientando que esta é uma medida que vai "acentuar ainda mais o processo de desertificação e o abandono do mundo rural”. O Estado "vai deixar de assegurar a provisão dos serviços públicos de proximidade básicos”, obrigando as populações, em alguns casos, a deslocarem-se até aos serviços judiciais a concentrar no tribunal de círculo (Viana do Castelo) e acarretando, consequentemente, "graves encargos adicionais para o cidadão”.

"São decisões meramente economicistas, que evitam que os magistrados se desloquem, mas que obrigam as populações a deslocarem-se, em alguns casos, mais de uma centena de quilómetros, para terem acesso a um serviço básico de cidadania", acrescentou.

A CIM Alto Minho vai fazer chegar ao Governo um documento aprovado, por unanimidade, onde manifesta a sua discordância com as medidas de reorganização judicial e solicita que, em nome da coesão nacional, reconsidere esta estratégia de retirada do Estado do território, envolvendo instituições tão decisivas para a vida quotidiana das pessoas, como no ensino, na saúde, na justiça, nos correios e comunicações, ou nas próprias freguesias.