Projetos da CIM Alto Minho na Conferência dos Atlantic Games, em França

2018-08-30
Os parceiros do projeto D.A.W.N – Development of Atlantic Watersports Network (nomeadamente CROS Pays de la Loire, Spanish Surf Life Saving Federation, Irish Surfing Association e a CIM Alto Minho), organizaram, no passado dia 27 de Agosto,  uma conferência no "Institut Universitaire de Technologie de Saint-Nazaire”, em  Saint-Nazaire (Pays de La Loire,França), sobre o contributo dos desportos náuticos e da educação marítima no desenvolvimento marítimo do Espaço Atlântico, financiada no âmbito do Erasmus+.

Estiveram presentes mais de 150 participantes, integrando representantes de autoridades desportivas e clubes da França, Irlanda, Espanha e Portugal, autoridades públicas, Ministério do Desporto, treinadores, professores e atletas.

O programa da conferência integrou uma apresentação sobre a história dos Atlantic Games e de mais dois exemplos de jogos náuticos regionais (Ártico e Oceano Índico), efetuada por Julien Fuchs, da Universidade de Brest; uma apresentação da Real Federación Española de Salvamento e Socorrismo, sobre a temática do salvamento de afogados; a apresentação do projeto "Get Wet”, do Surf Club de Viana; a apresentação do projeto "Sana”, pelo Conseil départemental du Finistère, no qual a CIM Alto Minho é parceira; e a apresentação do projeto "Atlantic Youth”, da CIM Alto Minho.

A conferência terminou com uma mesa redonda com Tamara Espiñeira (Conferência das Cidades do Arco Atlântico) e Elise Wattrelot (Comissão Arc Atlantique). As duas representantes destes importantes organismos europeus focaram a importância da crescente ligação entre os jovens e o mar,  e do contributo desta no desenvolvimento marítimo e do Espaço Atlântico. Ambas reafirmaram o apoio das duas instituições a esta iniciativa (Atlantic Games), que se constitui como o único evento existente que integra no seu todo Juventude – Desportos Náuticos - Oceano Atlântico - Territórios Atlânticos e Europa.

De referir que o projeto "Atlantic Youth” visa contribuir para a implementação da Estratégia Marítima Atlântica, através do desenvolvimento da cultura marítima dos jovens europeus, incentivando-os a descobrir o desporto náutico, a cultura e tradições marítimas e as atividade marítimas como carreiras profissionais potenciais. Este projeto é financiado pelo Programa Europeu Erasmus+ Educação e Formação.

No que diz respeito ao projeto SANA - Sporto Adaptita Naturo nAŭtika = valorisation du sport de nature pour tou.te.s, visa incentivar a inclusão social através do desporto, promovendo a diversidade de gênero/ pessoas com deficiência; favorecer o crescimento  da consciencialização sobre a importância da atividade física para a saúde e inclusão social; desenvolver campanhas de sensibilização europeias para profissionais e voluntários; incrementar a visibilidade da oferta desportiva, prefigurando uma marca/certificação europeia para o desporto para pessoas com deficiência. Este projeto é financiado pelo Programa Europeu Erasmus+ Juventude e Desporto.