Ir para o conteúdo

Projeto “Urb-en Pact - Together Towards zero net energy cities” traz especialistas à região do Alto Minho para construção de plano de ação na área da energia

2019-12-12
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) encontra-se a implementar o projeto "Urb-en Pact - Together Towards zero net energy cities”, no âmbito do Programa Europeu URBACT III, lançado pela Comissão Europeia no contexto do ciclo 2014-2020, que tem como objetivo central contribuir para que o Alto Minho possa evoluir progressivamente no sentido de se tornar um território com um balanço nulo de energia (zero net energy cities) até 2030.

Para a concretização deste objetivo central, pretende-se definir um plano de ação local na área da energia, através da articulação entre serviços locais, fontes renováveis e regulamentadas de energia, visando a implementação de um ciclo energético que reúna todas as partes interessadas da economia circular da região.

Liderado pela região de Clermont Auvergne Metropole – Puy de Dôme, em França, este projeto inclui, além da CIM Alto Minho, outros parceiros europeus como o Município de Galati, da Roménia; a região de Bialystock, da Polónia; a região de Palma di Montechiarro – Sicilia, em Itália; a região da Normandia, em França; o Município de Elefsina, da Grécia; o Município de Tampere, da Finlândia; e a Agência de Energia para as Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável, de Itália.

Respeitando o cronograma de atividades do projeto, inicia-se já a partir de hoje, dia 12 de dezembro, uma visita de trabalho de dois dias à região do Alto Minho, com dois especialistas (1 Lead Partner e 1 expert na área da energia), no sentido de promover a necessária auscultação/ interação com os "stakeholders” locais na área da energia, tendo em vista a construção do referido plano de ação.

Durante o primeiro dia os especialistas reunirão com os 10 municípios e realizarão uma visita a boas práticas de eficiência energética e de mobilidade sustentável da região. O segundo dia é dedicado a uma reunião com os principais "stakeholders” na área da energia, nomeadamente empresas com intenso consumo energético. Esta reunião terá como objetivo a recolha de contributos para a elaboração do referido plano de ação, solicitando-se para esse efeito que cada "stakeholder” apresente as principais medidas/ iniciativas em curso na área da energia.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi