Ir para o conteúdo

Projeto TURISLAB promove iniciativa que contribui para transformação de ideias inovadoras em negócio

2023-12-14

Transformar ideias inovadoras em negócio é o grande objetivo da primeira convocatória do projeto TURISLAB, que a Comunidade Intermunicipal do Minho Lima (CIM Alto Minho), em parceria com a Xunta de Galicia e a Cámara de Comercio de Pontevedra, Vigo e Vilagarcía de Arousa, está a desenvolver numa iniciativa que termina no próximo dia 26 de dezembro. O desafio está aberto a pessoas, singulares e coletivas, que pretendam explorar uma ideia ou conceito de negócio no sector do turismo no contexto territorial do Alto Minho e da Galiza.

O objetivo do TURISLAB é acelerar e consolidar projetos do sector turístico, transformando-os em empresas inovadoras, viáveis e que atraiam e retenham talento, contribuindo, assim, para fortalecer a posição do sector e aumentar a sua projeção internacional. 

Podem participar neste programa empreendedores e/ou empresas com personalidade física ou jurídica, cuja atividade principal esteja relacionada com o sector da indústria turística, e que estejam ou possam estar a desenvolver um projeto de inovação turística vinculado à comunidade autónoma da Galiza ou ao território do Alto Minho. No caso dos empreendedores, estes devem apresentar uma ideia de negócio ou projeto de empresa de carácter inovador relacionado com o sector turístico.

Este programa, desenvolvido no âmbito do projeto "Aceleradora Transfronteiriça de projetos turísticos inovadores de alto impacto, sustentáveis e de qualidade” e cofinanciado pelo Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, contemplará sessões de mentoria e workshops formativos para que possam absorver e incorporar conhecimento e solidificar a sua ideia. Pretende-se que os participantes de ambos os lados da fronteira desenvolvam as suas ideias através da partilha de conhecimentos e experiências, esperando-se, ainda, que o espírito colaborativo seja fortalecido.

O período de apresentação de candidaturas encerrará no dia 26 de dezembro de 2023 conforme normas do concurso também disponíveis.

As candidaturas devem ser acompanhadas pela documentação e informações necessárias, e apresentadas eletronicamente, preferencialmente através do formulário de inscrição publicado no site da aceleradora.  

As categorias a concurso são as seguintes: 

• TRAVEL TECH - projetos tecnológicos no campo da tecnologia de viagens;

• INFRASTRUCTURE TRACK - projetos que tornem o turismo especializado mais acessível;

• CAMINHO DE SANTIAGO - projetos que fortaleçam, diversifiquem, ampliem a oferta ou potenciem o eixo de entrada do turismo na Galiza;

• SOCIAL TECH - projetos de negócios socialmente relevantes no campo das viagens e do turismo;

• SUSTENTABILIDADE - projetos com impacto positivo no desenvolvimento sustentável; 

• GASTRO TECH - projetos 360, do mundo gastronómico, que incluam produtos locais, restauração, cultura e turismo;

• TURISMO DE LITORAL - projetos do sector turístico relacionados com o turismo náutico e o mar.

As normas de participação podem ser consultadas no website do projeto (ponto "Bases” no website) e/ou da CIM Alto Minho.    

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi