Projeto GEOARPAD: CIM Alto Minho promove webinar sobre a memória transfronteiriça nos arquivos do Alto Minho

2021-03-24
"A memória transfronteiriça nos arquivos do Alto Minho" é o tema do webinar que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove durante a manhã e sexta-feira, dia 26 de março, uma iniciativa integrada no projeto de cooperação transfronteiriça – GEOARPAD - Património Cultural da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal: Valorização e Inovação.

O webinar inicia-se às 09h30, contando com as intervenções do presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa; do Diretor Geral da DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), Silvestre Lacerda; e de duas oradoras Alexandra Esteves e Marta Lobo, que irão abordar, respetivamente, as seguintes temáticas: "Tempos difíceis: as epidemias no Alto Minho entre meados do século XIX e início do século XX" e "Organizar, preservar e disponibilizar a memória escrita das Misericórdias minhotas de fronteira". A moderação do webinar ficará a cargo de Maria Olinda Alves Pereira, em representação do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, uma das instituições que colaborou na dinamização do projeto GEOARPAD.

O programa completo da iniciativa, a ficha de inscrição e o link para participação estão disponíveis no site da CIM Alto Minho. O webinar será realizado via plataforma Webex e a participação é gratuita.

Refira-se que no âmbito da implementação do projeto GEOARPAD, a CIM Alto Minho envolveu ainda os 10 arquivos municipais do Alto Minho, tendo sido possível reforçar os equipamentos tecnológicos de digitalização e armazenamento em cada um dos arquivos, mas também digitalizar um total de 223 mil documentos históricos, entre livros, atas, jornais, autos de medição, processos, manuscritos, etc., muito requisitados para consultas nos municípios do Alto Minho pela sua temática transfronteiriça e com interesse relevante para investigadores. Esta digitalização foi realizada com elevados padrões de qualidade e requisitos técnicos, permitindo a sua posterior integração no acervo digital para divulgação on-line em diversas plataformas.

No decorrer do processo de digitalização foi ainda produzido um documentário cujo objetivo passa por promover e divulgar o projeto em várias plataformas digitais, mas também no âmbito das ações educativas promovidas pelos arquivos municipais, e criada uma coleção de eBooks "Cadernos do Alto Minho”, um para cada arquivo municipal, com as imagens mais representativas que foram sistematizadas e tratadas ao longo do projeto.

Cofinanciado pelo programa de cooperação INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), o GEOARPAD teve como objetivo a valorização do património cultural da eurorregião Galiza-Norte de Portugal enquanto elemento de coesão social e de desenvolvimento estrutural transfronteiriço, mediante o desenvolvimento de um sistema de informação, processo e sistemas digitais de referência para as entidades envolvidas na gestão, preservação e promoção do património cultural e de estratégias, ferramentas e instrumentos de gestão patrimonial inovadoras. Além da CIM Alto Minho, englobou como parceiros a DGLAB, as universidades do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Direção Regional de Cultura do Norte; e, do lado espanhol, a Xunta de Galicia, o Instituto de Estudos do Território; a Universidade de Santiago de Compostela e o Instituto de Ciencias del Patrimonio del Consejo Superior de Investigaciones Científicas.