Ir para o conteúdo

Projeto Erasmus+ SANA: Atletas do Alto Minho participam em Semana Europeia do Desporto em Finistère (França)

2019-09-23
Uma equipa de seis atletas do Alto Minho está a participar no "Desafio SANA”, um evento de desporto para todos que decorre em Finistère (na Bretanha, França), de 22 a 28 de Setembro, durante a Semana Europeia do Desporto. 

O programa da iniciativa - integrada no projeto SANA (Sporto Adaptito Naturo Nautika em Esperanto), cofinanciado pelo Programa Erasmus+ - integra a realização de várias atividades de náutica e natureza, como vela, remo, canoagem, bicicleta e caminhada. Três países (Espanha-Portugal-França) estão envolvidos neste projeto com equipas de atletas mistas, integrando atletas com e sem deficiência.

O projeto SANA tem por objetivo divulgar e incentivar a prática de desporto por pessoas com deficiência, garantindo a sua inclusão social e um melhor conhecimento das possibilidades da prática de desporto inclusivo. Neste âmbito, três ações foram já desenvolvidas: a criação de um kit pedagógico para os profissionais e voluntários de clubes de desporto para um melhor conhecimento das possibilidades da prática desportiva por pessoas com deficiência; a prefiguração de um selo europeu "SANA” para sinalizar os locais onde é possível praticar desporto de natureza acessível; e a organização de um evento desportivo em Finistère para dar mais visibilidade à prática do desporto inclusivo. 

O evento "Desafio SANA” marca o fim deste projeto, desenvolvido em parceria pela CIM Alto Minho (Portugal), pela Associação Galega de Atividades Náuticas (Espanha), pelo Comité de Desporto Adaptado de Finistère (França) e pelo Conselho Departamental de Finistère (França). Os parceiros irão aproveitar este evento final para fazer um balanço das ações implementadas durante os dois anos do projeto, no sentido de ir mais além, rumo a um desporto que seja cada vez mais para todos.  

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi