Ir para o conteúdo

Projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora | A singularidade de uma paisagem entre o Minho e o Lima” premiado no âmbito do Prémio Nacional de Paisagem 2022

2022-12-12
O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, participou hoje na cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Paisagem 2022 para receber uma Menção Especial relativa ao projeto que propôs a classificação da Serra d’Arga como Paisagem Protegida Regional. O projeto "Da Serra d’Arga à Foz do Âncora | A singularidade de uma paisagem entre o Minho e o Lima” foi o premiado, tendo o galardão sido entregue a Rui Lages pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

A entrega da Menção Especial ao projeto desenvolvido em parceria pelos municípios de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, ocorreu ao início da tarde, em Lisboa, pela mão do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, tendo a homenagem ocorrido no âmbito da 5º Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.  

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto premiado iniciaram-se em 2017 e contaram com o envolvimento de uma equipa multidisciplinar alargada, constituída por técnicos dos municípios e da CIM Alto Minho, equipa essa que contou com o apoio técnico e científico da empresa Território XXI, em matéria de ordenamento e paisagem, e da empresa Floradata, em matéria de biodiversidade. 

A execução deste projeto permitiu identificar e fundamentar, do ponto de vista científico, a enorme riqueza dos valores em presença na Serra d’Arga. Permitiu, ainda, descobrir valores, identificar suscetibilidades e potencialidades que reforçam a necessidade de conservar e valorizar esta paisagem do ponto de vista da natureza e da biodiversidade, mas, também, do ponto de vista da sua dinamização socioeconómica. Para além da enorme diversidade de valores naturais (flora, fauna e geologia), os valores culturais, arquitetónicos e imateriais, que espelham os aspetos mais identitários e característicos das populações locais, adquirem uma importância fundamental, revelando uma paisagem culturalmente muito rica, com um potencial considerável.

Assim, este projeto que tem a ambição de ser uma referência em matéria de paisagem no país, para além de incluir o estudo aprofundado da paisagem da Serra d’Arga, incluiu também um conjunto propostas e medidas estruturantes para a gestão sustentável da paisagem a proteger. 

Neste âmbito, destaca-se a proposta de classificação da Serra d’Arga como área protegida de âmbito regional, cuja gestão ficará a cargo da Associação de Municípios da Serra d’Arga (entidade cuja formalização se encontra em curso). 

Toda a informação do projeto "Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” está disponível ao público desde abril de 2019, no site www.serradarga.pt 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi