Projeto “BIGDATA 4RIVERS”: CIM Alto Minho promoveu reunião do grupo de stakeholders locais no âmbito do projeto de cooperação inter-regional europeu de melhoria da qualidade da água dos rios

2020-07-28
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promoveu, no passado dia 22 de julho, a segunda reunião com o grupo de stakeholders locais do projeto "BIGDATA 4RIVERS - Melhorar a qualidade da água dos rios europeus através de políticas inteligentes de gestão da água" (BIGDATA 4RIVERS), no intuito de envolvê-los neste projeto que visa a adoção de medidas inteligentes de gestão de água.

Nesta reunião foram discutidos os principais estudos de caso que estão a ser equacionados com potencial de replicação em sede do próximo ciclo de programação. Neste momento, estão em cima da mesa algumas boas práticas já previamente identificadas pelos stakeholders, como por exemplo, ferramentas para a simulação e análise de dados de sistemas aquáticos para monitorização e modelação da qualidade da água visando dar apoio à preparação dos planos de gestão das bacias hidrográficas com cenários prospetivos; o Sistema de Apoio à Informação e Decisão (SI.ADD) desenvolvido e implementado para a gestão de recursos hídricos na Região Norte de Portugal; a colaboração transfronteiriça na implementação de projetos relacionados com a gestão da água (riscos, qualidade, poluentes emergentes), entre outros. Destas boas práticas serão escolhidas pelo menos duas para que possam ser partilhadas e potencialmente adotadas pelos parceiros do projeto e que farão parte do Plano de Ação que será desenvolvido na primeira fase do projeto.

Face às atuais circunstâncias associadas à situação epidemiológica do Covid-19, o projeto, que tem como objetivo a troca de experiências e boas práticas entre parceiros no campo da eficiência dos sistemas de água e previa a realização de reuniões e visitas de estudo à Roménia (no passado mês de abril) e à Suécia (no próximo mês de setembro), viu-se obrigado a recalendarizar as suas visitas e a adaptar todas as suas reuniões e atividades presenciais para reuniões online. Deste modo, mesmo no atual contexto adverso da pandemia COVID 19, foram entretanto já dinamizadas três reuniões entre os parceiros, nomeadamente nos dias 19 e 25 de junho e 22 de julho, além de um workshop interno também realizado no dia 22 de julho.

O projeto BIGDATA 4RIVERS foi aprovado no âmbito da quarta convocatória do programa Interreg Europa e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).