Ir para o conteúdo

Projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”: Ciclo de conferências "Mundo de Culturas" arranca sábado em Caminha

2018-03-07
Arranca no próximo sábado dia 10 de março, em Caminha, o ciclo de conferências "Mundo de Culturas", organizado pelo Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) no âmbito do projeto "Alto Minho 4D Viagem no Tempo", cofinanciado pelo Norte 2020, que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

A primeira conferência, a realizar a partir das 11h00, no auditório do Teatro Municipal Valadares de Caminha, será subordinada ao tema "Os Primeiros Habitantes do Vale do Minho" e integra-se na rota do Megalitismo e Arte Rupestre no Alto Minho, que será criada no Alto Minho no âmbito deste projeto.

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores e especialistas académicos, nomeadamente do Prof. Doutor Sérgio Monteiro Rodrigues (Universidade do Porto); do Prof. Doutor João Pedro (Universidade de Lisboa), do Prof. Doutor Eduardo Méndez-Quintas (Centro Nacional de Investigación sobre la Evolución Humana - CENIEH), do Prof. Doutor Alberto Gomes (Universidade do Porto), do Prof. Doutor Manuel Santoja (CENIEH) e do Prof. Doutor Alfredo Pérez-González (CENIEH).

Para a segunda parte da conferência foi convidada a Prof. Doutora Ana Bettencourt (Universidade do Minho), que abordará o tema "O Megalitismo e a Arte Rupestre na Alto Minho. Mapa atualizado para novas rotas da arte paleolítica.” Da parte da tarde haverá uma visita de estudo pelos principais recursos patrimoniais que integrarão a rota do Megalitismo e Arte Rupestre em Caminha.

Seguem-se nos próximos meses as conferências nos outros concelhos do Alto Minho, nomeadamente em Monção, no dia 7 de abril 2018 com a "Rota dos Castros” ; Ponte de Lima, no dia 5 de maio 2018 com a "Rota do Romano” ; Ponte da Barca, no dia 16 de junho 2018, com a "Rota do Românico”; Valença, no dia 22 de setembro 2018 com a "Rota dos Castelos e Fortalezas” ; Melgaço, no dia 20 de outubro 2018 com a "Rota dos Mosteiros”; Viana do Castelo, no dia 17 de novembro 2018 com a "Rota dos Descobrimentos”; Arcos de Valdevez, no dia 8 de dezembro 2018 com a "Rota do Barroco”; Paredes de Coura, no dia 12 de janeiro 2019 com a "Rota da Arquitetura Tradicional” ; e, por fim, Vila Nova de Cerveira, no dia 9 de fevereiro 2019 com a "Rota do Contemporâneo ao Futuro”.

O objetivo é ter, em cada mês, uma conferência na sede de um dos 10 municípios do Alto Minho, tomando por tema os diferentes períodos da história associados a cada uma das rotas culturais que serão criadas no Alto Minho. Para estas conferências serão convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo nas áreas em análise. A organização pretende, para além de fornecer aos participantes os conteúdos mais recentes e aprofundados dos temas propostos, contribuir para uma experiência do território, no contato com o seu património cultural através de visitas guiadas a locais onde se encontram exemplares significativos de cada rota. As conferências decorrem sempre aos sábados, com início às 11 horas e, depois do almoço, segue-se uma visita de estudo acompanhada. A participação nestas sessões e visitas é gratuita e livre. 

De referir ainda que, com a realização destas iniciativas, a CIM Alto Minho associa-se ao programa das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural em Portugal. 

Programa e inscrições em: /gca/index.php?id=273
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi