Ir para o conteúdo

Projecto INFOGEO terminou com a realização de seminário

2011-07-18

O projecto INFOGEO, que foi desenvolvido nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, no âmbito do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), Eixo V - Governação e Capacitação Institucional, do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, terminou, no passado dia 15 de Julho, com um seminário para a apresentação das actividades que integram este projecto e dos resultados obtidos na sua aplicação na gestão municipal.


A iniciativa, subordinada ao tema "Geoportais e Sistemas de Informação Municipais para a Gestão e Monitorização do Território”, foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), contando com a presença de mais de três dezenas de técnicos da CIM e dos municípios seus associados, especialistas convidados, utilizadores directos dos produtos e serviços, além das equipas envolvidas na implementação do projecto INFOGEO.


O seminário enquadra-se ainda no ciclo de seminários do curso de Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica, que decorre desde Dezembro último, na ESA, ao abrigo do Eixo 3 - Medida 3.4 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH/QREN). Dirigido a técnicos superiores das autarquias, este curso de especialização em SIG Municipais pretende qualificar os técnicos para a utilização destas ferramentas.


O INFOGEO permitiu uma base de endereçamento georreferenciada a todas as autarquias, assegurando a consistência e normalização de toda a informação dos endereços municipais e a sua utilização pelos restantes sistemas ou subsistemas municipais e intermunicipais. De referir ainda que este projecto mereceu, em Março de 2011, o prémio de "projecto de excelência” outorgado pela empresa ESRI Portugal, pelo seu carácter inovador no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica. O investimento neste projecto foi de 550 mil euros, financiados em 70 por cento pelo ON.2.


A sua implementação compreendeu diversas acções, tais como a instalação e monitorização de uma rede geodésica local de apoio topográfico (supramunicipal); o tratamento, actualização e sistematização de bases de dados espaciais para gestão municipal, permitindo uma melhoria da qualidade e do acesso interno a bases de dados sobre eixos de via, toponímia, números de polícia, prédios e equipamentos municipais e de gestão pública; a instalação e operacionalização de um conjunto de aplicações de gestão municipal para apoio ao quadro técnico e político das autarquias; e a concepção, desenvolvimento, gestão e promoção dos geoportais municipais.


A componente de SIG ao nível dos municípios foi, assim, fortemente reforçada através deste projecto, prevendo-se no futuro a sua continuidade com a implementação de novos produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento regional do Alto Minho.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi