Projecto da CIM distinguido com Prémio Projecto SIG

2011-03-04

A empresa Esri Portugal acaba de distinguir a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) com o Prémio Projecto SIG, pelo carácter inovador do projecto INFOGEO – Geoportais e Sistemas de Informação Municipais para a Gestão e Monitorização, co-financiado no âmbito do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), Eixo Prioritário V - "Governação e Capacitação Institucional” do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013.

Este projecto surgiu da vontade dos municípios da CIM Alto Minho, que procuraram desenvolver aplicações inovadoras para a integração da informação geográfica com os restantes sistemas de informação municipais.
Desenvolvido em colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a implementação deste projecto permitiu uma base de endereçamento georreferenciada transversal a todas as autarquias, assegurando a consistência e normalização de toda a informação dos endereços municipais e a sua utilização pelos restantes sistemas ou subsistemas municipais e intermunicipais.

O Prémio Projecto SIG, entregue durante o EUE 2011 – Encontro de Utilizadores Esri Portugal, o maior encontro nacional de Sistemas de Informação Geográfica, que decorreu esta semana, em Lisboa, teve como objectivo "distinguir os projectos que, pela sua inovação e visão, revelaram o poder da tecnologia SIG para o sucesso das organizações que utilizam a inteligência geográfica para observar a realidade, analisar, agir e partilhar, para uma Visão Unívoca de Portugal e do Mundo”.

Para a CIM Alto Minho a atribuição deste prémio não só constitui o reconhecimento da sua acção e exigência colocada no desenvolvimento de um projecto de qualidade, que permite ganhos de eficiência em termos organizacionais, a tomada de melhores decisões e uma maior disponibilização da informação aos cidadãos, como trouxe um novo alento para continuar na senda do progresso e da inovação.