Ir para o conteúdo

Prémio “Jovens Talentos” promove criatividade nas áreas do vídeo e escrita

2015-03-09
"Revelar e reconhecer jovens talentos portugueses ou estrangeiros através da sua criatividade e promover um melhor conhecimento do território do Alto Minho” é a principal aposta da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao lançar o "Prémio Jovens Talentos”, em colaboração com a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e o Centro Cultural do Alto Minho (CCAM), no âmbito das formas de expressão artística Vídeo e Conto.

Dirigido a todos os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, o Prémio "Jovens Talentos”, que foi apresentado no passado dia 6 de março, em Viana do Castelo, em conferência de imprensa, conta ainda com o apoio institucional da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste.

Na categoria Conto, o Prémio "Jovens Talentos” tem por objetivo apoiar a criação literária, em particular a escrita criativa sob a forma de conto inspirado na região do Alto Minho e com 5 a 15 páginas. Na categoria Vídeo, pretende-se reconhecer e distinguir jovens realizadores ou aqueles que querem ousar a sua primeira experiência nesta área, através da realização de um vídeo cujo tema central seja a região do Alto Minho, com uma duração máxima de 10 minutos.    

O prazo para a entrega das candidaturas foi prorrogado para o próximo dia 13 de abril, atendendo às muitas solicitações, dando assim mais tempo aos interessados de participarem ou concluírem os seus trabalhos no período das férias da Páscoa. As candidaturas deverão ser entregues, presencialmente ou via correio postal, nas instalações da AO NORTE e do CCAM, juntamente com os elementos solicitados nos respetivos regulamentos.
A escolha dos vencedores caberá a um painel de pessoas ligadas a cada uma das categorias, com reconhecido mérito a nível intelectual e académico e convidadas pela AO NORTE e pelo CCAM.

Assim, na categoria Vídeo, farão parte do júri Isolino Alves de Sousa, programador e coordenador de programas no canal de informação da RTP e diretor do Curso de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto; Ângelo Peres, gestor, produtor e realizador de uma empresa de produção audiovisual, tendo sido também docente de comunicação audiovisual e multimédia na Universidade do Minho, na Escola Superior Artística do Porto e na Escola Superior de Jornalismo do Porto; e Joana Carvalho, arquiteta e uma das fundadoras da DINAMO10 Collaborative Space, o primeiro espaço de trabalho colaborativo de Viana do Castelo.

Por sua vez, as criações literárias serão avaliadas por um júri com competências na área da escrita e com várias obras publicadas, estando já confirmados Rui Estrada, professor catedrático na área das línguas e literatura; Isabel Ponce de Leão, professora catedrática na área das línguas, arte e literatura; Álvaro Campelo, professor associado na Universidade Fernando Pessoa nas áreas da antropologia, património cultural e estudos culturais, e autor do livro "Lendas do Vale do Minho”, da Associação de Municípios do Vale do Minho; Marlene Ferraz, jovem escritora natural de Viana do Castelo, galardoada com o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2012, com o livro "A Vida Inútil de José Homem”; Rosa Méndez, escritora e poetisa da Galiza; e Luísa Quintela, presidente do CCAM.

Aos primeiros três classificados em cada categoria será atribuído um prémio pecuniário, respetivamente, no valor de 1000, 500 e 250 euros, procurando-se, assim, incentivar o talento dos jovens, mas também promover o desenvolvimento social e cultural do Alto Minho.
Os regulamentos específicos estão disponíveis nas páginas da Internet da AO NORTE (www.ao-norte.com), para a categoria Vídeo; e do CCAM (www.centroculturaldoaltominho.org), para a categoria Conto.

O Prémio "Jovens Talentos” é uma iniciativa inserida no projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, que está a ser desenvolvido pela CIM e que é cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte – ON.2.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi