Ir para o conteúdo

Prémio “Alto Minho Storytelling” promove novas ideias e novos talentos

2018-06-20
"Promover o espírito empresarial orientado para a valorização das indústrias culturais e criativas, incentivar a revelação e promoção de jovens criadores das diferentes áreas artísticas, nomeadamente do conto, do vídeo, da media art e da arquitetura e arte pública, servindo de plataforma para o estímulo e geração de novas ideias relevantes para a valorização das indústrias culturais” é a principal aposta da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao lançar o "Prémio Alto Minho Storytelling – Novas Ideias, Novos Talentos”.

Dirigido a todos os jovens naturais do Alto Minho. com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, o Prémio "Alto Minho Storytelling – Novas Ideias, Novos Talentos”, abrange as seguintes formas de expressão artística: conto, vídeo, media arte e arquitetura e arte pública.

Na categoria Conto, o prémio tem por objetivo apoiar a criação literária, em particular a escrita criativa sob a forma de conto inspirado na região do Alto Minho com um mínimo de 5 a 15 páginas. Na categoria Vídeo, pretende-se reconhecer e distinguir jovens realizadores ou aqueles que querem ousar a sua primeira experiência nesta área, através da realização de um vídeo cujo tema central seja a região do Alto Minho, com uma duração máxima de 10 minutos.

Na categoria de Media Art, pretende-se reconhecer e distinguir jovens nesta área, estimulando a sua criatividades e inovação. Serão aceites projetos artísticos produzidos com recurso a novas tecnologias, incluindo a arte interativa, arte generativa, realidade virtual e/ou aumentada, instalações ou performance sonora, visual ou audiovisual, trabalhos artísticos com recurso a robótica, aplicações móveis, entre outras formas de expressão artística que façam recurso a novas tecnologias. No que diz respeito à categoria Arquitetura e Arte Pública pretende-se selecionar propostas de qualificação e valorização criativa de espaços públicos do Alto Minho, criando quer um ambiente favorável à promoção de comunidades inovadoras e criativas, quer oportunidades de dinamização de iniciativas empresariais associadas a indústrias culturais e criativas, bem como atenuar dissonâncias ambientais urbanísticas, criando novos referenciais identitários. 

O prazo para a entrega das candidaturas é até ao dia 31 de janeiro de 2019 (17h00) e deverão ser submetidas no website da CIM Alto Minho (www.cim-altominho.pt) juntamente com os elementos solicitados no respetivo regulamento, também disponível na página da CIM Alto Minho.

A escolha dos vencedores caberá a um painel de pessoas ligadas a cada uma das categorias, com reconhecido mérito a nível intelectual e académico. 

Aos primeiros três classificados em cada categoria será atribuído um prémio pecuniário, respetivamente, no valor de 1500, 750 e 250 euros, procurando-se, assim, incentivar o talento dos jovens, mas também promover espírito empresarial orientado para a valorização das indústrias culturais e criativas do Alto Minho.

O Prémio "Alto Minho Storytelling – Novas Ideias, Novos Talentos” é uma iniciativa inserida no projeto "Alto Minho Empreende – Promoção do Empreendedorismo Qualificado e Criativo”, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Sistemas de Apoio às Ações Coletivas.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi