Ir para o conteúdo

Prémio “Alto Minho Storytelling – Novas Ideias, Novos Talentos”: Comunidade Intermunicipal divulga resultados das categorias “Vídeo”, “Conto”, “Media Art” e “Arquitetura e Arte Pública”

2019-06-04
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) divulgou, no passado dia 29 de maio, os resultados do Prémio "Alto Minho Storytelling – Novas Ideias, Novos Talentos”, orientado para promover o espírito empresarial através da valorização das indústrias culturais e criativas, incentivando a revelação e promoção de jovens criadores das diferentes áreas artística.

Dirigido a todos os jovens naturais do Alto Minho com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, este desafio teve como objetivo reconhecer e distinguir jovens nas áreas do vídeo, do conto, da media arte e da arquitetura e arte pública. Foram admitidas ao concurso 21 propostas (5 vídeos, 9 contos, 1 media art, 6 arquitetura e arte pública), posteriormente avaliadas por um júri integrado por diversas personalidades de reconhecido mérito nas áreas artísticas a concurso:

i.  "Conto”: Luísa Quintela, presidente do Centro Cultural do Alto Minho; Rui Estrada, professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa; Isabel Ponce de Leão, professora catedrática da Universidade Fernando Pessoa; Rosa Mendez, professora catedrática e poetisa consagrada da Galiza; e Anabela Afonso, professora e escritora residente no Alto Minho; 

ii. "Vídeo”: Martin Dale, professor do curso de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho; Daniel Ribas, professor do curso de Som e Imagem da Universidade Católica do Porto e diretor do Festival Porto Post Doc.; e António Costa Valente, professor nos cursos da ESAP, Universidade de Aveiro e UTAD;

iii. "Media Art”: António Rafael, co-organização do Festival Semibreve, na área de música eletrónica exploratória e no coletivo artístico BRG ARTS COLLETIVE; Henrique Silva, artista plástico, presidente do Conselho e co-fundador da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, presidente do Conselho Cientifico e diretor do Curso Superior de Artes e Multimédia da Escola Superior Gallaecia; João Martinho Moura, investigador e artista media português; e Pedro Tudela, professor auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto;

iv. "Arquitetura e Arte Pública”: FAHR 021.3, coletivo que concentra o seu trabalho entre as disciplinas de arte e arquitetura; Madalena Martins, com trabalho reconhecido na aplicação da cultura portuguesa ao design contemporâneo; João Gigante, cujo trabalho complementa as diferentes áreas de atuação plástica, como a fotografia, o vídeo, a sonoplastia, a instalação e o desenho, desenvolvendo também projetos de cariz musical onde se destaca PHOLE e o projeto sonoplástico ARAME (com Miguel Arieira). 

Na categoria "Conto” foram distinguidos com o primeiro, segundo e terceiro prémios, respetivamente, Márcio Luís da Silva Lima, com o conto "A Negligente Existência”; Rui Miguel Cerqueira Coelho, com o conto "A Insónia de Amadeu”; e Paulo César Lages Lobato Rodrigues, com o conto "Minius, o Tesouro”. 

Ana Rita da Cunha Barbosa foi a vencedora na categoria Vídeo, com "Os Estrangeiros”, um filme que retrata uma história sobre a coragem de partir e a resiliência de ficar de uma vila raiana no Norte de Portugal. O segundo lugar foi conquistado por Francisco Sampaio, do Agrupamento de Escolas de Monserrate, com o filme Igreja da Misericórdia – Um templo...uma história, uma visita guiada à igreja da Misericórdia, pela mão do professor Francisco Carneiro, que nos conta a história da azulejaria que a compõe, estabelecendo, ainda, uma ligação entre a simplicidade arquitetónica do edifício e a riqueza da ornamentação, quer em talha dourada, quer em azulejo. André Filipe Gonçalves Cardoso obteve o terceiro lugar com "Pedaço Mau – Cego Desejo” , uma abordagem diferente de um lado menos visível e pessoal da romaria de Nossa Senhora da Agonia. 

Na categoria Arquitetura e Arte Pública, foi distinguido com o primeiro prémio José António Peixoto Amorim e Marta Moreira, com o projeto "O Pequeno Coreto” que pode albergar várias funções que dinamizam o espaço público – concertos, peças de teatro, sessões de leitura, apresentações de empresas, exposições, biblioteca aberta, ou outras. O segundo prémio coube a Hugo Miguel Pereira Soares e Licínio Torre, com a iniciativa "De passagem”, um projeto para o monumento aos barqueiros de passagem no rio Lima. O terceiro lugar foi atribuída a Adriana Margarida da Cunha São Bento e Cláudia da Conceição Amorim Carvalhoso, com o projeto "Convento de São Francisco do Monte – recontar a história”. 

Bruno Miguel Pereira e Reyes Rodriguez Enríquez foram os vencedores da categoria Media Art, com o projeto "A Conversa”, que tem como objetivo a reflexão dos relacionamentos humanos com a virtualidade no século XXI e, mais concretamente, os vínculos emocionais entre o sujeito da atualidade e a tecnologia-máquina contemporânea. 

Aos primeiros três classificados em cada categoria foi também atribuído um prémio pecuniário, procurando-se, assim, incentivar o espírito empresarial dos jovens do Alto Minho orientado para a valorização das indústrias culturais e criativas do Alto Minho. Os trabalhos premiados estão disponíveis na página do concurso "Prémio Alto Minho Storytelling”, no site da CIM Alto Minho.

O Prémio "Alto Minho Storytelling – Novas Ideias, Novos Talentos” constitui uma iniciativa inserida no projeto "Alto Minho Empreende – Promoção do Empreendedorismo Qualificado e Criativo”, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Sistemas de Apoio às Ações Coletivas.

Poderá ver os trabalhos premiados através do seguinte link: /gca/index.php?id=291
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi