Ponte de Lima acolhe mega evento náutico no próximo fim-de-semana

2010-05-19

Ponte de Lima acolhe no próximo fim-de-semana, de 22 a 23 de Maio, o "Náutica 2010 – CIM Alto Minho”. A iniciativa é promovida conjuntamente pelo Clube Náutico de Ponte de Lima e pela Câmara Municipal, contando ainda com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), através do projecto NEA 2 – Nautisme Espace Atlantique.

O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), com um denominador comum: fazer do Espaço Atlântico o centro de excelência da náutica sustentável.

Centrado numa das actividades de maior relevância do concelho de Ponte de Lima, a canoagem, o Náutica 2010 – CIM Alto Minho é dirigido a pessoas de diversas fachas etárias e com diversas motivações proporcionando momentos de comunhão com a natureza, de prática de exercício físico salutar e de convívio inter-pessoal.

Este mega evento desportivo divide-se em três grandes competições, com destaque para a Taça CIM Alto Minho 2010, a realizar no sábado a partir das 15 horas. Esta prova cumprirá a sua componente no calendário das provas regionais, bem como as respectivas pontuações, e permitirá mais uma vez à região acompanhar de perto uma modalidade que concilia a natureza e o desporto de uma forma equilibrada, e se torna num veículo privilegiado para a formação cívica, ambiental e desportiva dos nossos jovens.

A competição Taça CIM Alto Minho 2010 vai ter a participação de cerca de 20 equipas e 300 atletas desde o escalão cadete dos 15 anos até veteranos com 60 anos. Esta competição decide os campeões regionais da Zona Norte de canoagem.

No domingo, a partir das 9 horas da manhã, realiza-se a Descida Solidária do Lethes. Esta actividade tem como objectivo a integração na sociedade dos jovens mais desfavorecidos do ponto de vista sócio-económico e jovens dos meios rurais do Município de Ponte e Lima. Pretende-se, sobretudo, dar a conhecer aos jovens um ambiente salutar e acolhedor, onde todos têm lugar.

A Náutica 2010 – CIM Alto Minho incluiu ainda A Balada Sénior no Rio. É a primeira iniciativa do género em Ponte de Lima, onde o Clube Náutico vai proporcionar à população mais idosa um passeio numa embarcação de lazer pelo rio Lima, com um dos seus campeões.

Todas as provas vão decorrer no rio Lima e os locais de cada prova serão delineados e marcados. O campo de regatas compreenderá uma área de curso do rio de cerca de 9 km de comprimento, localizado entre a Ponte N.ª S.ª da Guia e a freguesia de Refóios.