Plataforma de turismo acessível “Tur4All” integra 50 equipamentos e 10 festivais/eventos do Alto Minho

2023-04-21
No âmbito do projeto "Cultura para Todos” implementado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), foram diagnosticados do ponto de vista da acessibilidade 50 equipamentos culturais e 10 festivais/eventos do território do Alto Minho. Estes 60 recursos estão neste momento integrados na plataforma internacional TUR4All, que disponibiliza informação atual e validada sobre as condições de acessibilidade de hotéis, restaurantes, museus e monumentos, transportes adaptados, entre outros.

O projeto desenvolvido pela CIM Alto Minho consistiu na realização de diagnósticos das condições de acessibilidade física e comunicacional a um leque diversificado de equipamentos e festivais/eventos culturais dos dez municípios que integram a CIM Alto Minho, que resultaram na apresentação de relatórios com orientações precisas para a melhoria das condições de acessibilidade. Estes 60 recursos constam agora da plataforma TUR4All, vocacionada para o turismo acessível e traduzida em cinco idiomas.

A plataforma TUR4all, onde podem agora ser consultadas as características de acessibilidade de museus, teatros, cineteatros, bibliotecas, centros de interpretação, eventos como festivais de música, feiras gastronómicas, mostras e instalações artísticas entre outros, tem como objetivo melhorar a experiência turística das pessoas com diversidade funcional, disponibilizando-lhes informações reais sobre as condições de acessibilidade.

A cultura como fator de mediação para a inclusão é uma das prioridades da CIM Alto Minho, como comprova o projeto "Inclusão pela Arte e Cultura no Alto Minho - Cultura para Todos”, promovendo ainda diversas ações de sensibilização e capacitação nos vários concelhos da região.

Cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, o programa visou a integração de pessoas com diversidade funcional e em situação de vulnerabilidade social, envolvendo ainda as associações de apoio social públicas e privadas do território na dinamização de diversas iniciativas.

A TUR4all foi desenvolvida numa ação conjunta entre a Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal com o apoio da ENAT - European Network for Accessible Tourism, em colaboração com a PREDIF em Espanha, apoiada pela Fundação Vodafone Espanha.

Mais informações AQUI.