Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável “Alto Minho 2020” em consulta pública até ao próximo dia 18 de março

2016-03-07

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) colocou em consulta pública uma primeira versão preliminar do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS Alto Minho 2020), para o seu território de influência – a NUT III do Alto Minho.

A consulta pública decorre até ao próximo dia 18 de março, período durante o qual todas as pessoas e instituições podem fazer chegar as suas propostas e sugestões através do email da CIM Alto Minho: geral@cim-altominho.pt. Todos os contributos serão posteriormente analisados e ponderados na versão final do documento, considerando os desafios e os objetivos estabelecidos neste exercício de planeamento estratégico.

Este documento pode ser descarregado no site da CIM Alto Minho em: /gca/index.php?id=221.

Com o PAMUS Alto Minho 2020, cuja coordenação do processo de elaboração técnica é assegurada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o território vai passar a dispor de um instrumento a nível intermunicipal de planificação e desenvolvimento dos diferentes modos de transporte (públicos/coletivos, suaves e individuais), de modo a melhorar o serviço de transporte de pessoas e bens; promover uma harmoniosa transferência para modos de transporte mais limpos e eficientes; garantir um sistema de acessibilidades e transporte mais inclusivo; reduzir o impacto negativo sobre a saúde e a segurança dos cidadãos, em particular dos mais vulneráveis; e diminuir a poluição atmosférica, o ruído, as emissões de gases com efeito de estufa e o consumo de energia.