Percurso verde do próximo sábado, 13 de julho: Caminha entre o Mar e a Montanha

2013-07-11

"Caminha entre o Mar e a Montanha” é o mote para uma caminhada de cerca de 13 Km de distância, que se realiza no próximo sábado, dia 13 de julho. O percurso tem início em plena Mata Nacional do Camarido, no concelho de Caminha, junto ao rio Minho. Esta mata, mandada plantar por D. Dinis no século XV, apresenta uma extensão de cerca de 144 hectares, parte dos quais protegidos pelo ICNF. Segue-se o núcleo rural de Vilarelho com o seu miradouro da Fraga, de onde se observa toda a foz do rio Minho e a própria Mata. Ainda no cimo do monte, junto à Capela de Santo Antão, obtém-se uma das mais belas panorâmicas da região que inclui a Serra d’Arga, a Ínsua e a foz do rio Minho, entre outros pontos de interesse. Começa, então, a descida em direção à freguesia de Cristelo, cujo topónimo remonta aos povoados Castrejos. Nesta parte do percurso os caminhantes são naturalmente refrescados pela brisa marítima e, ainda, antes de chegarem ao fim do trilho, podem observar um moinho de vento característico destas terras. "Entre o Mar e a Montanha” é sem dúvida um percurso que oferece paisagens sublimes e marcos históricos de grande relevância.

Até dia 27 de julho a iniciativa "Alto Minho Greenways” vai passar por outros trilhos para explorar e dar a conhecer a singularidade das paisagens e a genuinidade da cultura do Alto Minho. Esta iniciativa conjunta da CIM Alto Minho e dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, visa promover o turismo de natureza no Alto Minho.

Esta estratégia de valorização da rede de percursos verdes pretende, pois, sustentar-se na agregação de políticas, vontades e interesses públicos e privados, procurando que as ecopistas, ecovias e percursos pedestres integrem e catalisem novos produtos turísticos no Alto Minho, que sirvam a região e as comunidades locais, numa lógica de desenvolvimento sustentável, dos seus recursos, sistemas e funções ambientais, em articulação com os restantes produtos turísticos âncora do território (nomeadamente, mar e rio, saúde e bem-estar, enogastronomia, solares e aldeias, centros históricos e património, golfe, arte, cultura e criatividade, etc.).

As principais ações da iniciativa "Alto Minho Greenways" inserem-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).