“Pelo Alto Minho – Sketchbook”: Um novo instrumento de promoção territorial

2014-12-04

"Pelo Alto Minho – Sketchbook” é o tema da publicação de prestígio lançada esta semana pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que convida a percorrer o Alto Minho através da ilustração do consagrado pintor Carlos Basto.

Realizada no âmbito do projeto CTC (Comunidade Territorial de Cooperação) Límia-Lima-Cávado, financiado pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013), este livro é para José Maria Costa, presidente da CIM, "uma obra notável de promoção territorial, que vai valorizar o Alto Minho”.

A obra possui mais de 200 páginas profusamente ilustradas com aguarelas alusivas a inúmeros pontos de interesse patrimonial, cultural e ambiental do Alto Minho, descritas pelo autor com "afetivo pormenor”. "Como folhas de um roteiro, cada capítulo do livro leva o leitor numa viagem pelos lugares mais emblemáticos dos dez concelhos do Alto Minho, dando a conhecer recantos e pedaços da sua história, os seus elementos arquitetónicos, a sua riqueza cultural e etnográfica, a exuberância da natureza e os usos e costumes das suas gentes”, lê-se no preâmbulo.

O autor, Carlos Basto, salientou que se trata "do primeiro sketchbook impresso em Portugal com esta abrangência intermunicipal, envolvendo todo o território do Alto Minho”. "Há pequenos sketchbooks, mas apenas relativos a cidades”, acrescentou. Carlos Basto referiu, ainda, que procurou ressaltar nesta obra "a naturalidade e a genuinidade do povo desta região.”

Carlos Basto nasceu em Barcelos a 20 de Abril de 1932. Nos anos 50 dedicou-se especialmente à caricatura, enquanto frequentava a Faculdade de Ciências do Porto, tendo ganho o 3º prémio no Concurso Nacional do Centro Universitário do Porto. Na década de 60, a fotografia e o cinema marcaram a sua área de expressão artística, tendo sido premiado nacional e internacionalmente. Fez a primeira exposição individual em 1992. É autor de diversas obras ilustradas, entre as quais se destaca "Caminho Português de Santiago – Uma visão espiritual, artística e cultural”.

A versão digital do livro "Pelo Alto Minho – Sketchbook” pode ser visualizada na íntegra no seguinte endereço: http://pt.calameo.com/read/001994515342f7f9541ef.