Ir para o conteúdo

PEGADAS encerra expedições com 30 jovens no Caminho de Santiago

2025-10-08
A última expedição do PEGADAS percorre esta semana o Caminho Português de Santiago, reunindo mais de 30 jovens da Galiza e do Norte de Portugal numa experiência que combina formação, convívio e descoberta cultural. Com este grupo, o programa ultrapassa os 120 participantes desde o seu início em junho, confirmando o êxito desta iniciativa transfronteiriça dirigida a jovens entre os 18 e os 29 anos.

O programa oferece uma metodologia inovadora que alia formação teórica online, através de uma plataforma de e-learning, com uma experiência prática e vivencial de cinco dias no Caminho de Santiago. Durante a expedição, os participantes desenvolvem competências em áreas como empreendedorismo, digitalização e sustentabilidade, ao mesmo tempo que reforçam capacidades de cooperação e convivência, mergulhando na natureza e na história do percurso.

"Esta vivência demonstra que o Caminho de Santiago é um recurso com muito mais potencial do que às vezes se pensa. Vai para além de uma rota de peregrinação: é um espaço para conviver, partilhar, dialogar e aprender com pessoas de diferentes origens", destacou Uxía, participante galega de 25 anos. 

O PEGADAS é um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, tendo como parceiros a Universidade de Santiago de Compostela, Femxa, CIM Alto Minho, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico do Porto e Cluster da Comunicação da Galiza. A atual expedição chegará a Santiago de Compostela no próximo dia 10 de outubro.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi