Parceria para a competitividade do Alto Minho divulga e dá apoio de proximidade ao novo sistema de incentivos para microempresas

2013-03-11

O Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte) lançou um Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas (SIALM), com o objetivo de cofinanciar a fundo perdido projetos que envolvam a realização de investimento e a criação de postos de trabalho em territórios de baixa densidade populacional e reduzido dinamismo económico.

Na sequência do lançamento deste sistema de incentivos e de forma a maximizar o aproveitamento desta oportunidade por parte das microempresas do Alto Minho, foi constituída uma parceria de proximidade que irá colaborar na divulgação das potencialidades deste instrumento de financiamento e prestar apoio no esclarecimento de questões associadas à elaboração de candidaturas dos potenciais beneficiários. Fazem parte desta parceria de proximidade a CIM Alto Minho, as câmaras municipais, as associações empresariais, as incubadoras, as associações florestais, as associações de desenvolvimento local, designadamente, com funções de apoio técnico ou de informação local.

No âmbito desta rede vão ser realizadas nos dez municípios do Alto Minho, já a partir do corrente mês de março, sessões públicas de informação sobre o novo instrumento de apoio às empresas, com a colaboração da associação empresarial, da câmara municipal e da associação de desenvolvimento local de cada concelho, no sentido de reforçar a divulgação deste programa junto dos promotores (microempresas).

Mais informações sobre esta rede de apoio, os contatos dos diversos agentes e este sistema de incentivos, vão ser disponibilizados no site da CIM Alto Minho, em www.cim-altominho.pt

Refira-se que estes apoios encontram-se integrados no Programa Valorizar, uma iniciativa do Programa Regional ON.2 2007-2013 dirigida a territórios com problemas de interioridade, e prevê a aplicação de 12 milhões de euros em microempresas da Região Norte, que apresentem projetos de investimento até 5 mil euros, podendo em alguns concelhos ir até 25 mil euros, em atividades como indústria, energia, comércio, turismo, transportes e logística e serviços.

As candidaturas ao SIALM estarão abertas em contínuo até 9 de dezembro de 2013, com decisões faseadas, devendo ser apresentadas através de formulário eletrónico disponível no site do COMPETE.

O regulamento do SIALM foi aprovado pela Portaria n.º 68/2013, publicada em Diário da República no dia 15 de fevereiro. No mesmo dia foi publicado na página da Internet do COMPETE o aviso para apresentação de candidaturas nº 01/SIALM/2013.