Olimpíadas de educação financeira estão de volta ao Alto Minho com mais de 1500 alunos envolvidos

2023-03-20
As "Olimpíadas de Educação Financeira” contam mais uma vez com alunos da comunidade educativa do território do Alto Minho entre os mais de 15 mil participantes de vários pontos do país que, até 24 de março, vão poder competir entre si, enquanto desenvolvem os seus conhecimentos de literacia financeira. O concurso integra o programa "No Poupar Está o Ganho”, implementado pela CIM Alto Minho, em articulação com os municípios do Alto Minho e em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Só nesta sub-região do Alto Minho, composta por 10 municípios, a competição irá abranger mais de 1500 alunos de turmas do 1º ciclo ao secundário dos agrupamento escolares do Alto Minho.

Entre 13 e 24 de março, cada turma terá acesso, através do site do projeto, a um quiz digital para responder em conjunto, procurando acertar no máximo de respostas no menor tempo possível.

As 60 questões do jogo abordam várias das temáticas desenvolvidas, ao longo do ano letivo, no âmbito do "No Poupar Está o Ganho”: planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, empréstimos, seguros), poupança, ética, direitos e deveres do consumidor e ainda economia circular.

As turmas com melhor pontuação no quiz sairão vencedoras, a nível municipal ou nacional, das "Olimpíadas de Educação Financeira”. Os resultados serão conhecidos entre 29 e 31 de março, através das plataformas digitais do "No Poupar Está o Ganho”.

Para além das "Olimpíadas”, a iniciativa "No Poupar Está o Ganho” proporciona às turmas que integram o projeto um conjunto de conteúdos, recursos multimédia, jogos e livros digitais que procuram contribuir para a formação dos alunos enquanto futuros consumidores mais informados e conscientes.

O programa integra também um ranking mensal interescolas, desafios mensais e um concurso final com o objetivo de incentivar os alunos do projeto a aplicarem os conhecimento e competências de literacia financeira que adquirirem ao longo do ano.

Já aos professores que participam com as suas turmas no "No Poupar Está o Ganho” é proporcionada formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira (obrigatória no ensino básico) nos seus planos de aulas.

Esta iniciativa faz parte do projeto PIICIE – "Alto Minho School 4All” – "Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, cofinanciado pelo PO Norte 2020.