Nova sinalética informativa e interpretativa na rede de ecovias do Alto Minho para valorização dos eixos dos rios Lima e Vez

2021-11-17

As ecovias dos rios Lima e Vez possuem nova sinalética nos seus percursos, com informação relevante sobre o território para utilizadores e turistas. Dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em articulação com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça CTC II – Comunidade Territorial de Cooperação Lima-Límia-Cávado, a colocação de sinalização informativa permite que o utilizador conheça a sua localização exata, além de possibilitar a compreensão da rede de percursos pedonais e clicáveis no seu todo (por eixo) e identificar elementos de interesse nos diversos trajetos no contexto transfronteiriço e da sua ligação com a reserva Mundial da Biosfera Gerês-Xurés.

A rede de percursos pedonais e clicáveis associada aos eixos de valorização dos rios Lima e Vez, desenvolve-se, com diferentes proporções, nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, num total de 85,66 km de extensão. Na margem esquerda do rio Lima, entre Deão e Oleiros, apresenta 30,34 km de extensão, e na margem direita do rio Lima e do rio Vez, entre as freguesias de Fontão e Sistelo, incluindo o segmento de Ermelo, tem 55,32 km de extensão. No entanto, esta rede está também interligada com os restantes eixos de valorização do litoral e do rio Minho, no sentido de promover os percursos cicláveis do Alto Minho de forma conjunta.

O projeto CTC Limia-Lima-Cávado, cofinanciado pelo EP - INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), foi desenvolvido pelas comunidades intermunicipais do Alto Minho e do Cávado, em conjunto com o INORDE - Instituto Orensano de Desarrollo Económico, com o propósito de promover o desenvolvimento integrado deste espaço transfronteiriço, com características geográficas e problemas comuns, mas também com fortes potencialidades e oportunidades ao nível do turismo de natureza e dos desportos náuticos. Nesse sentido, destaca-se também o trabalho de levantamento das ecovias e de toda a informação relevante sobre turismo de natureza, a qual foi agregada e disponibilizada através da produção e publicação de um guia digital que integra a oferta ecoturística deste território.