Municípios do Vale do Minho abrangidos pelos serviços do Canil Intermunicipal da Valimar

2009-07-17

Os municípios do Vale do Minho, nomeadamente Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, vão ser abrangidos durante o período de um ano, a título experimental, pelos serviços do Canil Intermunicipal da Valimar, infra-estrutura que serve os seis municípios que compõem a Comunidade Urbana Valimar. A decisão foi tomada no passado dia 16 de Julho, na reunião ordinária do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho).

A taxa média de ocupação do Canil Intermunicipal é de aproximadamente 60%, o que permite o alargamento dos seus serviços aos municípios do Vale do Minho, continuando, no entanto, esta infra-estrutura a ser gerida pela Comunidade Urbana Valimar.

Construído na freguesia de Fornelos, em Ponte de Lima, o Canil Intermunicipal envolveu um investimento de cerca de 400 mil euros e dispõe de 96 celas das quais 6 são de isolamento, uma zona de recepção/atendimento, edifício de serviços sanitários, residência de apoio, quatro pavilhões e envolvente ajardinada, tendo sido licenciado como Canil Intermunicipal a 17 de Dezembro de 2008. Está em curso um pedido à Direcção Geral de Veterinária, para utilização de um dos pavilhões como hotel canino.

Salienta-se que em 2008 deram entrada nesta estrutura aproximadamente 902 canídeos (adultos e cachorros), destacando-se que destes, 658 animais foram recolhidos pelos serviços do Canil.
Além da recepção e acolhimento de canídeos, os serviços do Canil têm efectuado a promoção da adopção quer no seu site da Internet, quer através da distribuição de brochuras e poster’s ao público em geral, dos meios de comunicação social, da participação em feiras e da colaboração das escolas.

Com a extensão dos serviços do Canil aos municípios do Vale do Minho, os custos de funcionamento serão diluídos por todos os municípios, permitindo um decréscimo na contribuição anual dos municípios da Valimar.