Ir para o conteúdo

Municípios do Alto Minho formalizam adesão ao Pacto de Autarcas

2011-06-17

No próximo dia 28 de Junho, no auditório do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, os dez municípios do Alto Minho vão formalizar a adesão à iniciativa europeia Pacto de Autarcas. Não sendo uma iniciativa pioneira em Portugal é, por conseguinte, a primeira vez que os municípios que integram uma NUT, neste caso particular a NUT III Minho-Lima decidiram, voluntariamente e em conjunto, aderir a esta iniciativa, comprometendo-se a aumentar a eficiência energética e a utilizar fontes de energia renováveis no respectivo território.


Almejando tornar público este compromisso, fornecer mais informações sobre esta iniciativa europeia e as respectivas implicações e oportunidades, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho) vão realizar, no mesmo dia, a partir das 09h30, o Seminário "PACTO DE AUTARCAS – Contributo para a sustentabilidade energética do Alto Minho | Envolvimento e mobilização”.


O Seminário conta com um prestigiado painel de oradores que reúne alguns dos maiores especialistas nesta matéria, a saber Maria da Graça Carvalho, deputada do Parlamento Europeu; Artur Trindade, secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses; Joaquim Borges Gouveia, presidente da Rede Nacional de Agências de Energia, que abordarão temas como o PACTO DE AUTARCAS em Portugal e o contributo das agências de energia. A participação é gratuita porém a inscrição é obrigatória.


A expectativa é a de que este Seminário seja um espaço de partilha de experiências e de debate relativamente à forma como se tem processado a implementação do PACTO DE AUTARCAS em Portugal, em particular, em três municípios portugueses (Oeiras, Porto e Vila Nova de Gaia), e que contribua para gerar novas dinâmicas e processos em prol da sustentabilidade energético-ambiental do Alto Minho, potenciando quer a eficiência energética quer o aproveitamento de fontes de energia renováveis endógenas.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi