Ir para o conteúdo

Municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende associam-se às "Iniciativas Oceânicas 2010"

2010-03-16

Os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende associaram-se à Surfrider Foundation Europe na organização da 15ª edição das Iniciativas Oceânicas, que irá decorrer nos dias 20 e 22 de Março, com a realização de uma mega operação de limpeza de praias e zonas fluviais, no âmbito do projecto NEA 2 - Nautisme Espace Atlantique.


O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), com um denominador comum: fazer do Espaço Atlântico o centro de excelência da náutica sustentável.


Esta mega operação de limpeza será dinamizada em zonas costeiras, lacustres e fluviais de diversas regiões do Espaço Atlântico, contando, para o efeito, com a participação dos parceiros envolvidos no projecto, nomeadamente da Comunidade Urbana Valimar (Centro de Portugal), Intercéltica - Associação Cultural, Desportiva e Turística (Norte de Portugal), AD ELO (Centro de Portugal), Diputación de A Coruña (Galiza), Conséil General de la Manche (Normandia), Irish Canoeing Union (Irlanda), Cornwall Development Company (Cornualha), North Devon Plus (Devon), entre outros.


O objectivo desta campanha, aberta à participação voluntária do grande público, escolas e empresas, é alertar para o impacto dos resíduos nos nossos rios e praias e sensibilizar para a adopção de comportamentos de eco-cidadania, respondendo assim ao apelo lançado pela ONU para 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade.


As actividades de limpeza começam no dia 20, sábado, em Viana do Castelo e Esposende. Em Viana do Castelo a iniciativa vai desenvolver-se em três acções, duas das quais na praia do Cabedelo, em conjunto com o Surf Clube de Viana, a Associação "Ainda Dar Mais que Falar”, a Viana Locals Kitsurf e a Associação Casa dos Rapazes, e outra na praia fluvial da Argaçosa, que terá a colaboração da Associação Guias de Portugal e do Clube de Vela de Viana do Castelo.


As acções terão início às 9h30, terminando por volta das 12h30. O ponto de encontro será na Escola de Surf, na praia do Cabedelo, e junto ao areal da praia fluvial da Argaçosa.  


Em Esposende as actividades de limpeza irão decorrer entre as 10h00 e as 15h00, em parceria com o Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, o Clube Náutico de Gemeses, o Clube Náutico de Fão, a Escola de Surf Onda Magna, a H3O - Escola de Surf de Ofir e a Escola de Kitesurf.

As actividades irão concentrar-se junto à foz do rio Cávado, envolvendo, para além da zona da praia, as margens do rio. O ponto de encontro será na praia Suave Mar – Norte, às 10h00. Às 13h00 haverá uma paragem para almoço volante no Parque Radical.

No dia 22, segunda-feira, está acção irá desenrolar-se na praia de Vila Praia de Âncora, em Caminha, contando com o apoio da Escola Koala Surf e de 130 alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico de Seixas e de Vila Praia de Âncora. O ponto de encontro será às 9h30, junto ao Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora.

Para que esta campanha seja bem sucedida os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, juntamente com a Surfrider Foundation Europe, vão disponibilizar material diverso para a recolha de resíduos e reforço alimentar para todos os participantes.


Em complemento às actividades ambientais, vão ser ainda realizadas várias experiências náuticas, como vela, surf, canoagem, remo e kitsurf, orientadas por monitores especializados, no sentido de dar a conhecer melhor e mais de perto as emoções destes desportos.


No final está ainda prevista a recolha de assinaturas para uma petição que será entregue à Comissão Europeia, no próximo dia 20 de Maio, por ocasião do Dia Europeu do Mar, para tomar rapidamente uma iniciativa legislativa que reconheça os macro resíduos como uma verdadeira poluição.


Para mais informações e inscrições por favor consultar o website oficial das Iniciativas Oceânicas 2010: http://www.iniciativesoceanes.org.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi