Municípios da CIM Alto Minho assinam protocolo de colaboração com consórcio eólico

2014-12-04

Os dez municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) assinaram no dia 2 de dezembro, um protocolo de colaboração com a empresa Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho S.A. (EEVM), para o desenvolvimento de ações no âmbito da proteção civil. O acordo, assinado nas instalações da CIM, em Ponte de Lima, prevê a partilha de informação entre os municípios e a EEVM (sem custos para nenhuma das partes), tendo em vista a prevenção e o combate a fogos florestais no Alto Minho.

Os municípios comprometem-se, através dos serviços municipais de proteção civil, a informar a EEVM sobre ações de prevenção de incêndios, nomeadamente, queimadas licenciadas ou fogo controlado, a realizar na envolvente dos parques eólicos detidos pelas empresas participadas no consórcio EEVM. Devem, também, colaborar com a EEVM na divulgação e informação da população sobre as ações de gestão de combustível das faixas de proteção das linhas elétricas de alta tensão, ou de outras infraestruturas previstas nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, assim como comunicar a ocorrência de incêndios florestais na envolvente dos parques eólicos.

Por sua vez, à EEVM cabe disponibilizar informação sobre as condições meteorológicas previstas para a região, recolhidas das estações que têm instaladas naqueles parques eólicos. Esta informação será disponibilizada aos serviços municipais de proteção civil através da página web (http://remote.eevm.pt), com informação atual das últimas 24 horas e previsão das próximas 12 horas. Refira-se que a informação disponibilizada por esta plataforma está já a ser utilizada pela CIM Alto Minho numa ação de formação sobre fogo controlado.

A EEVM tem atualmente em funcionamento quatro parques eólicos, cujas potências instaladas totalizam os 292 MW, a saber: os parques eólicos da Espiga e de Arga, no concelho de Caminha; o parque eólico de São Paio, no concelho de Vila Nova de Cerveira; e o Parque Eólico do Alto Minho I(Melgaço, Monção, Paredes de Coura e Valença), que inclui os subparques de Picos, Alto do Corisco, Santo António, Mendoiro-Bustavade e Picoto-S.Silvestre, sendo considerado pelos responsáveis do consórcio como "um dos maiores da Europa” e "o maior do País”.

O presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, deu nota da importância do protocolo para a defesa e sustentabilidade ambiental, salientando que nesta como em outras iniciativas da CIM, é preciso encontrar os melhores parceiros, para em conjunto, tirar o melhor partido de projetos. Referiu ainda que, no próximo ciclo de programação, a valorização ambiental e o aproveitamento da fileira florestal constituirão dois dos principais desafios para o Alto Minho.

Em representação da EEVM, o administrador José Gonçalves Teixeira, destacou o "pioneirismo” e a "atitude dinâmica” da CIM Alto Minho, aliás, na esteira de outras iniciativas desenvolvidas pelas suas antecessoras (a Associação de Municípios do Vale do Minho e a Valimar ComUrb), em relação a áreas emergentes como a fibra ótica e a sustentabilidade energética. O empresário referiu ainda que a assinatura do acordo enquadra-se na responsabilidade social da empresa.