Município de Barcelos utiliza Canil Intermunicipal da Valimar

2010-05-06

Depois de ter alargado a área de influência do Canil Intermunicipal da Valimar aos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), entidade gestora daquela infra-estrutura, decidiu estender os serviços do canil ao Município de Barcelos, dando assim seguimento à sua estratégia de promoção de iniciativas de âmbito supra-regional, como forma de contribuir para a coesão entre municípios com ligações próximas.

Esta estratégia da CIM além de criar condições para uma gestão mais eficiente de uma infra-estrutura moderna e de qualidade, localizada na freguesia de Fornelos, em Ponte de Lima, permite que os municípios seus proprietários reduzam a sua quota-parte de custos de operação do canil e que os novos municípios tenham a custo mais baixo acesso a um serviço que era precário.

O Município de Barcelos passará, assim, a utilizar os serviços de recolha, recepção e alojamento de animais, os serviços médicos veterinários e a beneficiar de acções de adopção e campanhas de informação e sensibilização, em alternativa à construção de um canil próprio, o que acarretaria mais custos para o Município, sendo também esta uma forma de rentabilizar as instalações do Canil Intermunicipal, cuja taxa média de ocupação ronda, actualmente, os 59 por cento.

Licenciado como Canil Intermunicipal a 17 de Dezembro de 2008, este equipamento dispõe de 96 celas das quais 6 são de isolamento, uma zona de recepção/atendimento, edifício de serviços sanitários, residência de apoio, quatro pavilhões e uma envolvente ajardinada.

Está em curso um pedido à Direcção Geral de Veterinária, para utilização de um dos pavilhões como hotel canino, para que as pessoas possam deixar os animais de estimação quando se ausentam das suas residências.

Além da recepção e acolhimento de canídeos, os serviços do Canil têm efectuado a promoção da adopção quer no seu site da Internet (http://caesegatos.valimar.org/), quer através da distribuição de brochuras e poster’s ao público em geral e da participação em feiras, estando previsto até ao final deste ano o desenvolvimento de várias campanhas junto das escolas.