Mobilidade Urbana Sustentável: Alto Minho debate novos desafios, experiências e instrumentos de ação

2015-12-11

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a desenvolver, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Regional "Norte 2020”, o Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Alto Minho, um instrumento estratégico de atuação a nível intermunicipal no domínio da mobilidade e transportes. Esta estratégia será concretizada através de medidas que visam a melhoria da eficiência e da eficácia do transporte de pessoas e bens e a promoção de uma harmoniosa transferência para modos de transporte mais limpos e eficientes.

Nesse sentido, a CIM Alto Minho promove no próximo dia 16 de dezembro, a partir das 09h30, nas suas instalações de Ponte de Lima, o seminário "Mobilidade Urbana Sustentável: Experiências & Novos Desafios”, onde irá apresentar as principais conclusões preliminares do PAMUS do Alto Minho. Após a realização de um workshop com os principais atores chave do território para debater esta temática, encontra-se neste momento em fase de estabilização uma primeira base de trabalho da referida proposta de PAMUS, sendo assim oportuno promover um processo de consulta pública sobre os cenários e as propostas de mobilidade sustentável para o Alto Minho com todas as entidades envolvidas ou interessadas nesta iniciativa.

Este seminário servirá também para conhecer as experiências desenvolvidas noutras regiões do país e na vizinha Espanha, em particular o estudo de caso de transportes em zonas de baixa densidade de Castilla e León, assim como os instrumentos de financiamento disponíveis no âmbito do Portugal 2020 para investimentos na área da mobilidade sustentável.

Serão oradores nos diversos painéis Luísa Cordeiro, da Infraestruturas de Portugal; Luís Barreto, da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença – IPVC; Luís Cabaço Martins e Luiz Costa, da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP); Isabel Seabra, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT); Susana Castelo, responsável do Núcleo de Planeamento de Transportes da Região de Aveiro - Transportes Inovação e Sistemas; Ignacio Santos Pérez, director general de Transportes de Castilla y León; e Ricardo Sousa, da Divisão de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Regional da CCDR-N. José Pedro Tavares, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fará a dinamização e moderação dos painéis.

A sessão de abertura será presidida por José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho.

O programa completo do seminário e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.