Ministro adjunto reuniu-se com a CIM Alto Minho em Viana do Castelo

2016-12-13

O ministro adjunto Eduardo Cabrita esteve ontem, dia 12 de dezembro, em Viana do Castelo, a convite da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com o pretexto de assinalar os 40 anos do poder local. Na agenda de trabalho estiveram vários temas em análise como as propostas de descentralização de competências do Governo, a valorização do papel das autarquias locais e das comunidades intermunicipais, o Acordo de Parceria "Portugal 2020” e o Programa Nacional para a Coesão Territorial.

José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho, agradeceu ao ministro o facto de visitar o distrito "num dia histórico” em que se celebra os 40 anos das primeiras eleições livres, destacando que esta foi uma oportunidade para constatar a "relação de respeito e de parceria” que existe entre o Governo e as autarquias. "Temos um Governo que olha para as autarquias com respeito pelo trabalho que os autarcas têm vindo a desenvolver”, sublinhou.

O presidente da CIM Alto Minho, que falava aos jornalistas no final da reunião de trabalho, referiu-se à descentralização de competências do Governo como um "tema importante”, acrescentando que foram identificadas algumas áreas que podem ser aprofundadas neste domínio, nomeadamente, as áreas da educação, da saúde e as áreas sociais. As relações transfronteiriças, sobretudo com a vizinha Galiza, foi outro dos temas abordados e que, segundo José Maria Costa, no caso particular do Alto Minho "têm um peso muito importante”, no que se refere ao nível dos investimentos que estão a ser feitos nas áreas empresariais, mas também nas áreas do turismo e do comércio.

Também o ministro adjunto Eduardo Cabrita destacou o "reforço da cooperação com a Galiza” como uma "prioridade” que será afirmada pelo Governo na próxima Cimeira Ibérica entre Portugal e Espanha, a realizar em 2017. Eduardo Cabrita referiu ainda que o eixo do rio Minho é a "melhor região para evidenciar o potencial da cooperação económica e a interdependência de duas regiões na área ambiental, transportes, saúde e educação”. "O Governo vai desenvolver uma agenda para a relação entre o Alto Minho e a Galiza no quadro de uma prioridade global”, realçou o ministro, acrescentando que no Alto Minho "as questões da cooperação transfronteiriça e da valorização do território são decisivas”, destacando as áreas do turismo, da promoção ambiental, da fixação de empresas, da saúde e da educação.

"Vamos trabalhar em torno de uma relação assente num pacto de confiança em que temos consciência das dificuldades, mas em que há um sinal de esperança e, sobretudo, uma relação aberta e de parceria entre a CIM Alto Minho e o Governo", reforçou.